Muitas foram as ‘fake news’ que surgiram durante a pandemia, desde remédios milagrosos até falsos tratamentos. Para esclarecer algumas dessas questões o ‘Alerta Covid-19’ conversou com a médica infectologista Gabriela Margraf Gehring.
A médica começa explicando que o novo coronavírus é, realmente, mais transmissível que outros vírus, como o da gripe, por exemplo. “Cada tipo de vírus tem um tipo de transmissão, que a gente chama de R0. A influenza, por exemplo, o R0 é um e meio, dois, sou seja, para cada pessoa que está contaminada ela transmite para uma ou duas pessoas. O coronavírus tem um R0 maior e pode chegar até três”, coloca.
Vacina da gripe
Algumas fake news afirmam que a vacina contra a gripe pode aumentar a mortalidade da Covid-19, no entanto a médica afirma que não há nenhuma relação. “A vacina da gripe faz anticorpos contra o vírus da influenza, e é isso”, explica.
Remédio para piolho
Outra fake news que circula nas redes sociais é a de que remédio para piolho mataria o coronavírus. Mas, para a infectologista, a questão é mais complexa. “Existem algumas medicações que ‘in vitro’, nos estudos no laboratório, podem ter alguma eficácia contra o coronavírus, mas isso não se transmitiu na pessoa ‘in vivo’”, comenta. Ela lembra que existem muitos estudos em desenvolvimento, mas que ainda não foi encontrado um tratamento eficaz contra o vírus.
Notas de dinheiro como transmissor
Gabriela lembra que praticamente todos os objetos podem ser canais transmissores do novo coronavírus. “Tudo o que a gente tocar pode estar contaminado com o vírus, e se a gente tocar esses objetos e levar a nossa mão suja no nosso olho, nariz ou boca, a gente pode pegar o vírus”, alerta. Ela ainda aconselha a higienizar as mãos após tocar nos objetos.
Vinagre para desinfecção
A infectologista afirma que o ideal é utilizar álcool 70% na desinfecção das mãos e objetos. “Uma porcentagem menor não é eficaz e mais não tem necessidade, porque só vai ser mais tóxico”. Ela também coloca que hipoclorito de sódio e água e sabão são bons aliados no combate à Covid-19.
A médica ainda reforça a importância das medidas de prevenção para evitar a infecção pelo novo coronavírus. “A prevenção é distanciamento social, não ficar perto das outras pessoas, sempre utilizar a máscara para sair de casa. E a máscara tem que cobrir nariz e boca. Higienizar sempre as mãos, ambientes bem ventilados e superfícies bem limpas. Acho que essas são as medidas mais importantes para a prevenção”, finaliza.
‘Alerta Covid-19’ é um projeto independente que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.