Imagens de câmeras de segurança de uma associação de moradores registraram o furto de uma caixa de correio na madrugada desta segunda-feira, 2. O crime aconteceu por volta das 4h30 da manhã em um imóvel localizado na Rua Salomão Tuma e as imagens mostram o homem carregando o objeto pelas ruas do bairro Jardim América, em Ponta Grossa.
Segundo informações obtidas pelo D’Ponta News, não é a primeira vez que imóveis acabam sofrendo com furtos na região. Uma moradora, que não iremos identificar, contou à reportagem que já há mais de um ano o homem vem entrando em imóveis desocupados e furtado peças de metais, torneiras, mangueiras, aparatos de jardim, entre outros. “Se é o mesmo rapaz que eu penso, ele deve estar tirando para trocar por drogas”, diz a moradora.
As imagens foram registradas pelo circuito de câmeras de segurança dos ‘Vizinhos Solidários’, uma associação de moradores do Jardim América criada há 5 anos, e há aproximadamente dois anos com câmeras. Ao todo, são cerca de 60 casas associadas que compartilham as imagens das 72 câmeras espelhadas pelo bairro e mantêm a vigilância civil.
O presidente da Associação, Marcelo Giroldo, conta que, desde a implantação do sistema de monitoramento colaborativo, diminuiu a ocorrência de crimes na região. “O sistema de monitoramento de câmeras entre os vizinhos visa inibir crimes e também servir como prova do que possa acontecer para que a Polícia seja informada e possa averiguar o caso. A gente percebe que tem funcionado porque os furtos vêm diminuindo. O que acontece são coisas pequenas, não situações mais complexas,” conta. “O sistema só funciona bem porque conta com a ajuda de todos”, destaca.
Segundo Giroldo, o proprietário do imóvel furtado iria registrar o boletim de ocorrência nesta segunda-feira, 2. Sobre o furto, o presidente acredita se tratar da mesma pessoa em ocorrências diferentes. “Até pelas características físicas semelhantes, acreditamos que se trate sempre da mesma pessoa”, diz.
A reportagem do D’Ponta News entrou em contato com a Polícia Militar questionando se havia algum registro das ocorrências na região e medidas de patrulhamento ostensivo. Até o fechamento da reportagem não havíamos recebido resposta.
Assista ao vídeo.