Sábado, 20 de Abril de 2024

Vídeo: Caso de trombose em pacientes vacinados contra COVID-19 é considerado ‘muito raro’: “Não deixem de se vacinar”, pede Everson Krum

2021-05-12 às 15:16

O vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Professor Everson Krum, publicou um vídeo nas redes sociais explicando a diferença entre a trombose convencional e a que se desenvolveu de forma raríssima em pacientes vacinados contra a Covid-19.

O caso teve repercussão nesta semana, quando a Anvisa recomendou a suspensão do uso da vacina AstraZeneca/FioCruz em pacientes grávidas. Clique aqui e relembre o caso. “Não deixem de se vacinar porque o evento de trombose relacionado às vacinas é muito raro”, destaca Krum.

Krum explica que a trombose causada nos pacientes vacinados é provocada por anticorpos contra plaquetas do organismo e é chamada ‘Trombocitopenia Trombotica Imune’. “É uma situação muito rara. Não deixem de vacinar por causa dessa possibilidade que é muito rara, que é o desenvolvimento desses anticorpos”, afirma.

O professor ainda destaca que as gestantes poderão ser imunizadas com outras vacinas (de outros laboratórios) conforme as orientações das autoridades de saúde, até que este problema seja investigado.

Confira: