‘Live da Saúde’ abordou temas essenciais para a vida de todos durante a pandemia
Na noite desta quinta-feira (18), o portal D’Ponta News transmitiu nas redes sociais a ‘Live da Saúde’. Apresentada por João Barbiero, a live teve como convidada a farmacêutica Dra. Juliana Ribeiro, da farmácia Eficácia Brasil.
Entre temas abordados na live foi falado sobre o atual momento em que vivemos, de pandemia, e como a ansiedade e o stress podem afetar a saúde.
Estado emocional e a relação com a imunidade
Sobre o estresse e estado emocional, que muitas vezes é afetado por conta do coronavírus e acarreta na baixa da imunidade do corpo, a farmacêutica Juliana Ribeiro dá dicas para superar esses sentimentos e viver melhor. “Claro que tem que cuidar do corpo físico. Porém, não somos só a matéria, há que controlar o estado emocional”, completa.
Já para controlar o estresse ela é enfática em dizer o que prejudica o sistema imune do ser humano. “O estresse é muito deletério, prejudicial para o nosso sistema imune. Para ter controle do estresse, você precisa de boa alimentação, hidratação, boa noite de sono e exercício físico”, enfatiza.
A doutora ainda é categórica em afirmar que não há corpo físico que consiga viver bem se as emoções não estiverem em ordem. “Não adianta você tomar a melhor fórmula possível se você não cuidar da sua rotina, e essa rotina inclui questões emocionais. Pensamento positivo, controlar a irritabilidade, angústia, tristeza, pois, não tem corpo físico que dê jeito com a pessoa vivendo uma condição dessa”, explica.
Recursos para aumentar a imunidade
Para Juliana, falar sobre imunidade é, mais do que nunca, necessário. “Agora que estamos tendo mais contato com patógenos [organismos que são capazes de causar doença], aí sim que nós temos que saber recursos para aumentar nossa imunidade e garantir uma boa saúde”, coloca. Ela afirma que esse objetivo pode ser atingido de várias formas, como bebendo chás, utilizando óleos essenciais e até através de mentalizações.
Suplementos que auxiliam
Para Juliana, elementos naturais e fitoterápicos que modulam o cortisol e o estresse ajudam em momentos como o de pandemia; “Esses elementos ajudam muito na manutenção da imunidade”. Além deles, a doutora alerta para os suplementos mais tradicionais que também tem eficácia comprovada e não são meros modismos como alguns acreditam. “Vitamina D, Vitamina C, Zinco, eles ajudam ou é modismo? Claro que ajudam, eles estão super relacionados a imunidade e ao controle da inflamação”.
Magnésio
Sobre o magnésio, Juliana relata que este é um forte aliado contra as inflamações e um parceiro do sistema imunológico. “O magnésio é considerado o rei dos minerais porque ele modula a inflamação, e o nosso sistema imunológico tem que ter um organismo saudável. Não queremos que o sistema imunológico ocupe tempo com algum parasita, por exemplo. Por isso que o suplemento ajuda você a desinflamar, favorecendo o sistema imunológico”, diz. Porém uma alimentação saudável aliado a isso é indispensável; “É um efeito cascata, não é fórmula mágica, não adianta tudo isso se você não tiver bons hábitos”, conclui.
Assista a live completa: