A Viação Campos Gerais começou a partir desta quarta-feira, 28, a fazer um processo de nebulização dentro dos ônibus do transporte coletivo de Ponta Grossa. O processo é realizado com um produto chamado quaternário de amônia, que não causa nenhum tipo de dano a passageiros e colaboradores por ter uma dissipação rápida, e ajuda no combate a fungos, bactérias e também na eliminação do vírus da COVID-19.
Para ser usado no processo de nebulização, o quaternário de amônia é diluído em uma solução e ele cria uma película protetora nas superfícies. A recomendação do fabricante é de aplicação em em superfícies que não são tocadas com frequência de cerca de 14 dias. “Nós adotamos essa postura em função dessa onda de frio, período que nós estamos enfrentando de inverno mais severo e que é período em que, infelizmente, as janelas dos ônibus ficam mais fechadas. Diante disso, nós fizemos o investimento nesse equipamento e nesses produtos químicos pra aumentar a segurança dos passageiros na utilização do transporte coletivo”, afirma a Viação Campos Gerais.
Segundo a empresa, devem passar pela nebulização cerca de 50 veículos por dia. Com a frota completa, a previsão é de que o processo seja realizado a cada três dias em cada carro.
COMO É FEITO
A nebulização do produto demora cerca de 2 minutos em carros convencionais e 4 minutos em carros articulados. Depois disso são necessários mais 5 minutos para fixação do produto e 10 minutos de dissipação. “É um produto muito conhecido para descontaminação em áreas hospitalares, não causa nenhum tipo de dano aos passageiros por conta dessa dessa aplicação e do odor muito incipiente e de dissipação muito rápida. É uma novidade que a gente tá trazendo pro transporte coletivo de Ponta Grossa e para a segurança de passageiros e colaboradores”, conclui a VCG.
Assista ao vídeo processo.
com informações e imagens da VCG