Com a segunda parcela do 13º na mão, muita gente corre para as lojas e shoppings em busca do look natalino e para a virada do ano. Para você que quer se vestir para impressionar nas festas de fim de ano ou que não quer errar na hora de escolher o presente, o programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), desta terça (19), convidou a empresária do segmento da moda e consultora de imagem Giovana Giostri para dar dicas de estilos, cores e tendências.
A Pantone elegeu o Viva Magenta como a cor do ano. A Pantone é uma empresa com sede em Nova Jersey, nos Estados Unidos, que desenvolve um sistema de organização de cores utilizadas em vários segmentos da indústria – notadamente, no design gráfico, design de moda, design de produto e arquitetura.
“Havia muita discrepância. Cada uma criava sua cor. O meu vermelho não era o mesmo de outra empresa”, explica Giovana, sobre a padronização de tons. É a Pantone quem pesquisa e dita as tendências de cores. O magenta mistura vermelho e um tom mais vivo de rosa, que evoca otimismo e mais energia.
Na Jorge Bischoff, loja de calçados masculinos e femininos e acessórios, antes mesmo de a Pantone definir a cor do próximo ano, já existe uma aposta entre quatro ou cinco cores que podem se tornar tendência da próxima estação. “Na Jorge Bischoff, já temos o Viva Magenta. Logo que a Pantone lançou a cor, já temos essa tendência na loja”, anuncia. Para combinar com o Viva Magente, ela orienta o uso de off-white ou apostar no color blocking, até mesmo com tons de amarelo, por exemplo, ou outra nuance de rosa.
Giovana recomenda parcimônia na hora de “abraçar” as tendências. Segundo a consultora de imagem, não é necessário se produzir inteira da cor da moda: uma única peça ou acessório desse tom já traduzem essa sintonia. Ela também sugere que se, por exemplo, a tendência da vez for a franja, é preciso ter equilíbrio: não precisa usar jaqueta, blusa, saia, bota e bolsa de franja ao mesmo tempo.
“Temos que usar o que combina com a gente. Tem muitos itens de moda que eu acho que não fica legal e acabo não usando”, orienta a consultora, para evitar que o consumidor se torne “vítima da moda”. “Às vezes, você está com uma camiseta branca, uma calça jeans, mas pôs uma bolsa super diferente, um calçado que chame a atenção e fica super atualizada”, diz.
As cores também transmitem o estado de espírito de quem as veste. A consultora de imagem explica que o amarelo, por exemplo, passa uma mensagem de dinamismo e atitude. O preto, por exemplo, passa a ideia de sobriedade.
Um clichê natalino, o vermelho tem sofrido rejeição da clientela ponta-grossense nas lojas, por questões políticas, segundo Giovana. “Para mim, o vermelho quer dizer Natal. Você automaticamente pensa num vestido vermelho ou dourado. Vermelho é vida, paixão, mas esse ano está havendo muita rejeição nas lojas a essa cor. A política afetou até a moda e nunca vimos isso tão forte em outras eleições”, diz.
Moda infantil
Com uma necessidade de renovação bem mais constante, para acompanhar o crescimento das crianças, a moda infantil acompanha, de certo modo, as tendências da moda adulta, segundo Giovana. Uma aposta para o ano de 2023 é a cor chocolate, nas coleções de calçados infantis da Bibi, adultos da Jorge Bischoff e de confecções infanto-juvenis da Milon.
“Da mesma forma, estilistas de lojas infantis acompanham tendências de moda e viajam para Milão (Itália), Paris (França), Nova York (EUA) pesquisar as tendências mundiais e acompanhar os desfiles”, explica.
Estilos
De acordo com a consultora de imagem, há sete diferentes estilos e cada pessoa “empresta” elementos de três desses estilos para compor seu visual. Giovana afirma que ninguém usa, isoladamente, um único estilo, até porque ficaria “caricato”.
Os sete estilos seriam: clássico – mais peças de alfaiataria e cortes bem assentados; criativo – brinca com geometria, cores, estampas, assimetria e tendências novas; dramático ou moderno – jeans e couro; elegante; sexy – peças que realçam a silhueta sem, necessariamente, “mostrar tudo”, com uso de transparências, tons vibrantes ou animal print; o estilo romântico – babados, florais, rendas, mangas bufantes e o estilo esportivo – para quem gosta de conforto e aposta em looks loungewear.
Moda minimalista: só o essencial
As influencers de moda colocaram em voga o conceito do guarda-roupa minimalista ou armário cápsula que, em outras palavras, consiste em usar peças coringa para compor o maior número de looks possível. O armário básico, segundo Giovana Giostri, precisa ter uma boa calça jeans, camisetas brancas e pretas, um bom blazer para o inverno e bons calçados. E priorize tons neutros: preto, branco, cinza, marinho e off-white.
Quando for comprar uma nova peça, leve sempre em consideração se a nova aquisição combina com o que já existe no seu acervo. “Se for uma roupa que você vai usar só ela, que não combina com nada que você tenha no teu armário, não adianta, ela vai ficar perdida. Com poucas peças, você consegue montar vários looks”, diz.
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Confira a entrevista com Giovana Giostri na íntegra: