Quarta-feira, 20 de Novembro de 2024

Informe Bazacon: Construção civil e tecnologia: aumentando a produtividade no trabalho

2024-06-17 às 11:47
Foto: Reprodução/Freepik

Quando o objetivo é oferecer o máximo em produtividade, as novidades do mundo digital podem ser grandes aliadas de qualquer empresa nos dias de hoje. Os pequenos negócios no setor da construção civil podem aproveitar esse universo de várias formas.

Nesse segmento, em que a pressão para cumprir prazos é constante, a tecnologia auxilia na prestação dos serviços e garante maior competitividade. Além disso, ela pode ser considerada um diferencial na hora de conquistar a confiança de um novo cliente.

No geral, investimentos em tecnologia podem evitar vários contratempos, como atrasos, mão de obra com baixa qualificação, falta de planejamento e contratempos relacionados à falta de segurança no trabalho e à dificuldade de manter uma comunicação clara e acessível entre prestador de serviço e contratante.

As vantagens do uso

Além dos aparelhos móveis e da internet, que já fazem parte do cotidiano pessoal e profissional das pessoas, máquinas e ferramentas modernas, materiais inovadores e investimento em capacitação a distância são algumas das facilidades trazidas pela tecnologia. Estas, aliadas ao desempenho dos colaboradores, deixam as equipes mais produtivas para sanar os problemas que costumam ser desafiadores para empresários dessa área.

As tecnologias ajudam a reduzir o tempo de trabalho e a oferecer resultados mais satisfatórios, unindo qualidade a um bom custo-benefício. Tais melhorias são vantajosas tanto para a empresa prestadora de serviços quanto para o cliente.

É importante lembrar, porém, que os funcionários devem estar aptos para manusear as novidades que não param de chegar ao mercado. Para isso, opções de cursos de formação a distância, por exemplo, são uma maneira de obter mão de obra qualificada com boa administração de tempo, já que nesse modelo os horários das aulas são flexíveis e não é necessária a locomoção até uma instituição.

Benefícios extras

  • Redução do tempo de serviço: a tecnologia reduz o atraso em obras, um dos principais problemas do setor.
  • Padronização das atividades: a equipe pode trabalhar de maneira mais colaborativa e usar materiais que respeitem critérios de qualidade.
  • Redução de desperdícios de materiais: ter um maior controle sobre o estoque significa menos gastos com produtos desnecessários ou fora do padrão.
  • Diminuição de retrabalhos: ferramentas de qualidade e funcionários bem preparados cometem menos erros.

Fatores de impacto

Pequenas empresas que buscam se destacar no mercado podem encontrar dificuldades para apostar em todas as variedades tecnológicas de uma vez. Por isso, é preciso entender que cada uma auxilia a empresa em uma determinada área, respondendo por uma solução específica. Nesse caso, o importante é direcionar as prioridades para investir em inovações que atendam e melhorem o serviço ofertado, aumentando a produtividade.

Assim, é necessário conhecer, primeiramente, os seis principais fatores que impactam a produtividade na obra: 

  • Capacitação e treinamento da mão de obra: o aumento na produtividade se dá principalmente por meio de funcionários bem capacitados que criam vínculo com a empresa.
  • Retrabalho: mão de obra de qualidade significa um trabalho bem-feito, que não precisará ser alterado, reduzindo desperdícios e adequando-se aos prazos de conclusão dos serviços.
  • Matéria-prima: o controle sobre o uso de material padronizado evita a perda de tempo com produtos de qualidade inferior ou com a espera para que refaçam o estoque do que foi utilizado inicialmente.
  • Layout do canteiro de obras: o espaço de trabalho deve ser muito bem planejado e organizado, facilitando e agilizando a circulação de trabalhadores e máquinas, além de oferecer local adequado para o armazenamento dos materiais a serem utilizados, evitando desperdícios.
  • Segurança do trabalho: uma empresa que oferece todas as garantias para um trabalho seguro terá menos prejuízos com funcionários que se machucam e precisam ser afastados do trabalho, o que gera atraso nas obras.
  • Planejamento e controle de obras: obras bem planejadas não passam por problemas como falta ou desperdício de materiais, atrasos ou erros que comprometam os trabalhos.

Principais tecnologias

Após a identificação da principal urgência para intensificar a produtividade em seu empreendimento, o empresário deve conhecer as diversas tecnologias disponíveis para o setor da construção civil e planejar os investimentos em busca de modernização, que será seu diferencial no mercado.

  • Materiais: terras soldadas, monoforte, lajes mistas, painéis de EPS e microconcreto de alto desempenho são algumas alternativas de materiais modernos e econômicos que oferecem maior qualidade e praticidade ao trabalho.
  • Aparelhos digitais: o uso de smartphones, computadores e tablets permite organizar melhor informações referentes à obra, com possibilidades de edição de maneira mais prática e em qualquer lugar, o que torna o trabalho menos burocrático.
  • Máquinas automatizadas: realizam trabalhos com mais rapidez e eficiência, desde que haja um funcionário bem capacitado para manuseá-las.

Essas tecnologias podem ajudar no aumento da produtividade em um ou mais dos seis fatores que impactam o andamento de uma obra. Veja na imagem abaixo:

do Sebrae