Em cerimônia realizada na última sexta-feira (4), os juízes federais José Antonio Savaris e Danilo Pereira Junior assumiram, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR), em Curitiba. A servidora Daniela Inoue também tomou posse como diretora administrativa, compondo a nova gestão para o biênio 2025/2027.
O evento reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, destacando o prestígio da solenidade, que contou com transmissão ao vivo pelo canal JFPR no ar. A condução ficou a cargo do presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), desembargador federal João Batista Pinto Silveira, que enfatizou a importância da nova direção para a eficiência e justiça na administração da Justiça Federal no Paraná.
Durante seu discurso, o novo diretor do Foro, José Antonio Savaris, apontou a acessibilidade dos espaços públicos como um dos principais desafios da gestão, defendendo avanços graduais em inclusão. Ele também destacou planos para ampliar os sistemas de energia solar fotovoltaica e fortalecer a integração social da Justiça Federal nas 20 Subseções Judiciárias do estado. Savaris encerrou sua fala com uma reflexão sobre o tempo e a importância de agir com celeridade e empatia: “Apressemo-nos em fazer o bem; apressemo-nos em fazer bem feito; apressemo-nos em fazer de bem uns com os outros, apressemo-nos, porque toda essa nossa caminhada, pela implacável realidade do tempo, passa muito rapidamente.”
A juíza Luciana, ao se despedir da direção, agradeceu especialmente ao desembargador Fernando Quadros da Silva, ressaltando a colaboração de todos durante sua gestão.
Entre as autoridades presentes estavam o ministro Joel Ilan Paciornik, representando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o procurador-geral do estado do Paraná, Luciano Borges; o ministro do STJ, Sérgio Kukina; a vice-presidente da OABPR, Graciela Iurk Marins; o senador Sergio Moro; o procurador-chefe da República, Daniel Holzmann Coimbra; e o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior. A cerimônia foi abrilhantada pela apresentação da camerata da UTFPR, sob regência do maestro Matheus Prust.
A nova direção assume o compromisso de promover avanços em acessibilidade, sustentabilidade e integração institucional, fortalecendo o papel da Justiça Federal no Paraná.