Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Aeroporto de Londrina é vice-líder em aumento de embarques no Paraná

2023-04-21 às 11:44

O número de embarques no Aeroporto de Londrina Governador José Richa teve um salto expressivo no ano passado. Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em 2022 o crescimento foi de 59,5% em comparação com 2021. Os dados da CCR Aeroportos, empresa que administra o Aeroporto de Londrina, apontam que 688.318 passageiros foram transportados na cidade no último ano.

No ranking estadual, Londrina obteve o melhor segundo crescimento, logo atrás de Foz de Iguaçu (62%). Depois de Londrina, Cascavel puxa a fila com 59,2%, seguido de São José dos Pinhais (56,8%) e Maringá com alta de 34%.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, afirmou que esse resultado é reflexo do momento positivo que a cidade está vivendo. “Nosso ecossistema é muito forte e, com esse modelo de gestão do prefeito Marcelo Belinati, de gerar oportunidades, há várias empresas se instalando na cidade e outras se expandindo. Com isso, aumenta o fluxo de profissionais que precisam vir pra cidade, num grande processo de networking e desenvolvimento”, avaliou.

A CCR Aeroportos destacou que houve investimentos na estrutura física que visaram a segurança, o melhor fluxo de passageiros e a qualidade de sua permanência na espera do embarque. “O novo espaço no terminal de passageiros tem capacidade para 514 pessoas por hora. A área foi ampliada de 348m² para 631m², além de melhorias na climatização e um novo banheiro”, detalhou em nota.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Angelo Pamplona, pontuou que esse aumento de circulação de pessoas no Aeroporto é benéfico para toda a cidade. “Esse crescimento mostra também que Londrina é atrativa, seja pelas suas vocações econômicas, culturais, de educação, saúde e negócios. Nossa cidade está dialogando intensamente com outras metrópoles, recebendo informações, negócios e oportunidades, além de enviar profissionais para conhecer outras realidades. Essa movimentação é bastante positiva para o desenvolvimento regional”, disse.

Em termos nacionais, o Paraná foi o estado que mais teve aumento no número de embarques em aeroportos no ano passado, com 58%, saltando de 2,3 milhões de passageiros para 4 milhões. Em seguida, vem Rio de Janeiro (49%), São Paulo (47%), Minas Gerais (41%) e Distrito Federal (18%). “Os números de 2022 foram excelentes, o que reflete uma retomada do turismo em nosso estado. E, no comparativo ao período pré-pandêmico, quando observamos os dados de 2019, podemos afirmar que o Paraná praticamente já recuperou os mesmos patamares de fluxo aéreo”, avaliou o secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes.

Novas Rotas – A CCR Aeroportos adiantou que está em negociação avançada com as companhias aéreas, visando ampliar a oferta de voos a partir de Londrina. A concessionária enfatizou que esse diálogo já proporcionou a retomada da rota entre Londrina e Porto Alegre, e a inauguração da rota inédita para Porto Seguro, na Bahia.

O presidente da Codel enfatizou que tem tido reuniões freqüentes com a CCR, juntamente com outras lideranças, com foco nessa articulação junto às companhias. “Queremos fazer com que aumente a cada ano o número de voos, mostrando o potencial da nossa cidade e da nossa região”, frisou.

da assessoria