Sexta-feira, 21 de Junho de 2024

Alma Londrina Rádio Web leva estúdio de rádio móvel a todas as regiões da cidade

2023-05-25 às 10:39
Foto: Divulgação/Alma Brasil

Nesta terça-feira (24), a Alma Londrina Rádio Web deu continuidade ao projeto “Estúdio de Rádio Móvel”, que percorre escolas municipais e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da cidade e mostra aos participantes como funciona, na prática, a produção do jornalismo em rádio. Desta vez, foram os alunos e funcionários da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro (Avenida Presidente Abraham Lincoln, 70, Jardim Cafezal) que participaram do projeto.

A próxima oficina será realizada nesta sexta-feira (26), na Casa do Caminho (Avenida Paul Harris, 1.481, Bairro Aeroporto), e o “Estúdio de Rádio Móvel” também irá a outras seis localidades. O projeto da Alma Londrina Rádio Web tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Promic.

Segundo o responsável pelo programa, Daniel Thomas, as experiências com os alunos têm sido muito enriquecedoras. “É muito legal estar com crianças de diversas faixas etárias desenvolvendo essa atividade. Nossa primeira oficina foi no mês passado, na Escola Municipal da Vila Brasil. Lá, trabalhamos com os alunos do 4º ano e, desta vez, tivemos os alunos do 5º ano participando. Não importa a idade, o que podemos reparar é que eles se divertiram muito”, afirmou.

Thomas ressalta que a grande intenção do projeto é despertar seus participantes para o fazer radiofônico, dando a oportunidade do acesso à equipamentos profissionais para a produção. “Durante toda a realização da oficina, a equipe da Alma utiliza um jogo de cartas que simula a elaboração de um projeto cultural, com ênfase na produção radiofônica, abrangendo temas e atividades relacionadas ao cotidiano de uma rádio, como a locução, entrevistas, vinhetas, jingles, entre outras. A nossa ideia principal é ensinar como planejar, gravar, editar e veicular o conteúdo jornalístico em uma rádio”, comentou.

Para a próxima oficina, desta sexta-feira (26), Thomas espera reunir uma turma tão boa quanto as que já passaram pelo projeto. “Esperamos elevar ainda mais essa experiência de comunicação popular e comunitária, levando essa experiência prática para essas pessoas, explicando o que é roteiro e estimulando eles a contarem sobre suas vidas. E é sempre uma experiência muito maravilhosa, pois é incrível o que conseguimos compartilhar com essas pessoas e, quando percebemos, já estamos gravando e desenvolvendo mais um episódio emocionante”, contou.

As datas das demais oficinas ainda não foram divulgadas pela Alma Londrina. No entanto, a equipe da rádio web destaca que irá disponibilizar no site o resultado de cada um dos encontros, pois as oficinas serão inteiramente transformadas em produtos radiofônicos do gênero “rádio surpresa” – quando um programa é produzido e gravado sem que os participantes saibam qual é o final. Outras informações sobre o projeto “Estúdio Rádio Móvel” podem ser conferidas no site e no Instagram da Alma Londrina.

da assessoria