Terça-feira, 18 de Junho de 2024

Com saldo positivo de 300 vagas em abril, Londrina gerou mais de 3 mil empregos em 2023

2023-06-01 às 08:12
Foto: Emerson Dias / NCom

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na tarde de hoje (31) pelo Ministério do Trabalho, demonstraram, mais uma vez, o crescimento do mercado de trabalho na cidade. Em abril, foram 300 de saldo positivo no balanço da empregabilidade em Londrina, com todos os setores gerando vagas. No acumulado do ano, já são 3.372 trabalhadores inseridos no trabalho formal.

No quarto mês do ano, foram realizadas 8.071 admissões e 7.771 desligamentos. O maior volume de movimentações ficou por conta do setor de serviços, que também apresentou maior saldo em números absolutos, com 147 vagas criadas. Depois de um mês de retração, a construção civil voltou a ter um bom desempenho, com 27 de saldo e 0,21% de evolução, sendo o setor que mais cresceu em termo percentuais. Em comparação com abril do ano passado, quando o saldo foi de 188, Londrina teve um desempenho que, praticamente, dobrou os resultados de 2022.

Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o Caged reflete o sentimento dos cidadãos. “Andamos muito pela cidade e podemos notar que a sensação é de que as pessoas e os negócios estão indo muito bem. Desde o empreendedor que tem sua lojinha no bairro até os grandes empresários que buscam informações sobre Londrina, todos têm segurança de investir porque a cidade entrega condições para que eles prosperem. Consequentemente, mais oportunidades de emprego são geradas. Isso é fruto de muito planejamento e trabalho”, afirmou Belinati.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, projeta um mês de maio com um desempenho ainda melhor. “Comemoramos nos manter positivo em abril e termos evoluído em relação a abril de 2022 já com boas expectativas para os próximos números do Caged. Em maio, tivemos uma grade de programação muito especial para o mês do trabalhador. Fomos a todas as regiões e realizamos eventos de empregabilidade atingindo um público que, nem sempre, consegue ir à Secretaria. Foram centenas de pessoas encaminhadas para processos seletivos nessas ações e temos convicção de que isso impactará positivamente os resultados de maio”, acredita o secretário.

O presidente da Codel, Alex Canziani, apontou ações e projetos que trarão ainda mais destaque para a cidade. “O ecossistema de inovação de Londrina, nosso Estação 43, é um ativo de alinhamento estratégico que é modelo para todo o país. Estamos remodelando e modernizando as leis de inovação e industrialização e, junto do nosso novo Plano Diretor, vamos facilitar a vida do empreendedor e potencializar todos os segmentos da nossa cidade. Tudo isso contribuir para consolidar Londrina como referência Nacional”, garantiu Canziani.

da assessoria