Sábado, 13 de Julho de 2024

Confira a programação do Mês do Trabalhador em Londrina

2023-05-01 às 09:27
Foto: Prefeitura de Londrina

O mês de maio contará com atividades para o trabalhador em todas as regiões de Londrina. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), preparou uma série de eventos que levará os serviços de intermediação de mão de obra, qualificação profissional e habilitação no programa Seguro-Desemprego até a comunidade. A partir de terça-feira (2), as ações começam a ser executadas em comemoração ao Mês do Trabalhador.

Os trabalhos de preparação que antecedem as atividades já estão em andamento. Em maio, serão oferecidos cursos profissionalizantes promovidos pela Prefeitura e pelo Sistema S, abrangendo as formações de pizzaiolo, auxiliar de costura, doceiro, maquiador, mecânica de motores para mulheres e assistente administrativo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://portal.londrina.pr.gov.br/qualificacao-profissional. Os cursos chegam sem custo ao trabalhador, por conta do investimento do poder público e do Sistema S.

A programação de atividades do mês do trabalhador começa na terça-feira (2), quando será inaugurado o Escritório MEI, às 9h, na sede da SMTER. O local será um espaço executivo para que os empreendedores da cidade que não possuem um espaço próprio possam fazer suas reuniões, atender aos clientes e usufruir de um ambiente corporativo para as diferentes atividades que um empreendimento desenvolve.

O espaço foi todo pensado para causar impacto de valor na apresentação dos MEIs aos seus potenciais clientes e ampliar as oportunidades de negócio. Além de estar disponível através de agendamento para o empreendedor que desejar realizar suas reuniões, o Escritório MEI também servirá como ponto de referência para os eventos e ações da Sala do Empreendedor.

Na quarta-feira (3), a SMTER começa sua caravana de atendimento nas diferentes regiões da cidade. A Secretaria estará com sua equipe de intermediação de mão de obra na Feira da Empregabilidade do Sesc Norte. Os servidores da Secretaria estarão no evento das 8h às 17h, fazendo o encaminhamento dos trabalhadores para as entrevistas e apresentando à comunidade as oportunidades de emprego.

Esse modelo será repetido durante todo o mês, com ações em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O atendimento itinerante da equipe de intermediação de mão de obra será levado aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) das diferentes regiões da cidade. A programação é a seguinte:

– dia 09/05, região oeste, no CRAS Oeste A – 8h30 às 12h
– dia 16/05, região leste, no CRAS Leste – 8h30 às 12h
– dia 23/05, região sul, no CRAS Sul A – 8h30 às 12h
– dia 24/05, região centro, no CRAS Centro B – 8h30 às 12h

A Secretaria fará, também, dois mutirões de atendimento no mês de maio, na própria sede da SMTER, na rua Pernambuco, 162. Os mutirões serão concentrados em dois dias. O primeiro será voltado à oferta de oportunidades de emprego, e o segundo para habilitação no programa Seguro-Desemprego.

No dia 29, última segunda-feira do mês, serão convidadas empresas para participarem do mutirão de empregos, no prédio da Secretaria, e já iniciarem o processo seletivo dos trabalhadores. Não será exigido agendamento prévio, e toda a equipe estará à disposição para fazer o encaminhamento dos trabalhadores. O horário de funcionamento será estendido até as 17h neste dia.

No dia 31, na última ação do mês do trabalhador, é a vez do mutirão do programa Seguro-Desemprego, também na sede da SMTER, sem necessidade de agendamento prévio e com horário estendido até as 17h. Para isso, os trabalhadores que precisam dar entrada no benefício devem comparecer à Secretaria com os documentos necessários para fazer a habilitação no programa:

• CPF e RG originais;
• requerimento do Seguro-Desemprego (fornecido pelo empregador via web);
• carteira de trabalho original e cópia das páginas de identificação do trabalhador (página que consta a foto) e qualificação civil (onde constam os dados pessoais do trabalhador) do registro de contrato de trabalho do qual se pretende requerer o Seguro-Desemprego e das anotações gerais relativas ao último contrato de trabalho;
• termo de rescisão e termo de homologação ou termo de quitação do contrato de trabalho (originais e uma cópia);
• comprovante de saque de FGTS ou cópia do extrato de conta vinculada do FGTS (original e uma cópia)

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, destacou a abrangência e qualidade da programação. “Nós tivemos o cuidado de propor ações dos principais setores de atendimento ao trabalhador: as oportunidades de emprego, a qualificação profissional e o seguro-desemprego. Faremos o atendimento descentralizado e vamos até a população para que as ações sejam efetivas e resultem na inserção desse profissional no mercado de trabalho”, afirmou.

Santos ainda colocou a Secretaria à disposição das entidades para mais ações. “Nós somos responsáveis por fomentar o ecossistema da empregabilidade da cidade. Desenhamos nossa programação e teremos ações próprias muito relevantes, mas também estamos à disposição para impulsionar ações de parceiros. As entidades que desejarem realizar alguma atividade durante o mês de maio podem nos procurar que estamos abertos para apoiá-las, ajudar no que for possível e incrementar ainda mais a programação do Mês do Trabalhador”, pontuou o secretário.

da assessoria