Festival de Palhaçaria Rolé terá espetáculos gratuitos no fim de semana | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Festival de Palhaçaria Rolé terá espetáculos gratuitos no fim de semana

2023-11-08 às 14:33
Foto: Fábio Alcover / Divulgação

Haverá apresentações artísticas de “Subsolos” e “As Multidançarinas”, voltadas ao público de todas as idades, prometendo muita alegria à plateia

Neste fim de semana, dentro da programação do Festival de Palhaçaria Rolé 2023, haverá três eventos artísticos gratuitos, voltados ao público de todas as idades, e que prometem arrancar muitos sorrisos da plateia. A agenda inclui uma apresentação de “Subsolos” e duas exibições de “As Multidançarinas”.

No sábado (11), às 16h30, a primeira apresentação será de “Subsolos”, com o palhaço Lambreta, interpretado por Gerson Bernardes. A ação será em frente à entrada do Jardim Botânico de Londrina, localizado na avenida dos Expedicionários, 1.999, conjunto Vivendas do Arvoredo.

“Subsolos” é um espetáculo composto por números cômicos que envolvem músicas e mágicas charlatãs realizadas pelo palhaço Lambreta. Ele é o protagonista da história e o responsável por estreitar a relação do público com o espetáculo interativo. A plateia participa da grande apresentação, podendo realizar mágicas junto com o palhaço. Tudo é encenado com música e brincadeiras, num encontro fino, elegante e sincero.

Para Gerson Bernardes, que interpreta o palhaço Lambreta, é inspirador realizar esse encontro com o público na apresentação. “São pessoas que se encontram para viver este momento de forma coletiva, num espaço público. É um grande encontro, e considero que os números cômicos do espetáculo são uma grande desculpa para um grupo de pessoas rirem conjuntamente”, afirmou.

Ainda no sábado (11), às 17h30, haverá uma apresentação do espetáculo “As Multidançarinas”, da Grita Cia de Palhaças, também em frente à entrada do Jardim Botânico. E, no domingo (12), o mesmo número se repetirá às 19h na Vila Triolé, localizada na Rua Etienne Lenoir, 155, Vila Industrial.

O espetáculo “As Multidançarinas” surgiu em junho de 2017, de um desejo comum pela investigação da comicidade feminina através do jogo na palhaçaria. Em 2023, aconteceu a sua reestreia, com a direção de Gerson Bernardes e assessoria em dança de Cláudio de Souza.

Em cena, as palhaças Adelaide, Cora e Frida dançam e conduzem seu par (o público), em uma coreografia completamente fora dos padrões das danças clássicas. Não utilizando a palavra falada durante o espetáculo, elas se comunicam entre si e com o público por meio de ruídos, olhares, ações e gestos muito particulares.

“Não queremos ser as bailarinas que usam sapatilha de ponta, meia-calça fina, tutu cor de rosa e um coque no cabelo sem nem um fio rebelde. Nós apreciamos os fios rebeldes! Vamos buscar a nossa dança pessoal, dançar com nossos melhores defeitos, apresentar ao público nossos ritmos diversos, cheias de fracassos, força, beleza e desejos”, destacou Juliana Galante, artista que interpreta a palhaça Adelaide.

Rolé 2023

O Festival de Palhaçaria Rolé 2023 objetiva provocar o encontro entre artistas de Londrina e o público local, fortalecendo e criando novos circuitos culturais na cidade. Ele é realizado pela Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (ASPA) e conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e apoio da Vila Triolé.

Ao todo, serão realizadas 15 apresentações artísticas, todas em espaços públicos, gratuitas e abertas para pessoas de toda as idades. Elas se iniciaram em outubro e prosseguirão até dezembro. A programação incluiu, ainda, uma oficina de palhaçaria para crianças ministrada pela Grita Cia. De Palhaças na Vila Triolé, que aconteceu em outubro. A oficina resultará em uma apresentação a ser realizada durante o período das comemorações pelo aniversário da cidade.

da assessoria