Visando melhorar o serviço prestado para a comunidade escolar londrinense, a Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM), organizou a 1ª Semana Pedagógica para todos os guardas municipais do grupamento escolar.
Organizar, discutir e elaborar estratégias para melhorar atividades desenvolvidas pelos servidores da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) – buscando aperfeiçoar as práticas de instrução dos agentes dentro das salas de aula do município – foram os principais objetivos da ação.
A Guarda Escolar é responsável por executar os projetos educacionais da Defesa Social, como por exemplo o projeto “Guarda Municipal Mirim” (GMM), que formou 235 alunos em 2023, e 1.700 desde 2014, ano do início das atividades.
O secretário de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos, espera colher bons frutos com esse trabalho. “Nós temos uma equipe bastante qualificada cuidando das nossas crianças. Nós acreditamos que esse conhecimento aplicado por um profissional guarda municipal que entende do assunto pode ajudar a melhorar esse serviço que prestamos com excelência em apoio à educação de Londrina”, pontuou.
Ainda durante as atividades foram apresentados novos elementos de avaliação, discussão de novos e atualizados temas para palestras, com foco na participação democrática do grupo e no desenvolvimento integral do aluno participante do projeto GMM. A equipe observou que ainda não havia sido abordado um importante tema que influencia diretamente no desenvolvimento da criança o incluiu: uso excessivo de telas e redes sociais.
A supervisora do grupamento escolar, Kawanna Lima, avaliou positivamente a ação. “Minha avaliação sobre a semana pedagógica é extremamente positiva. Com toda certeza agregou muito conhecimento para todo o grupamento, principalmente porque foi ministrada por um guarda formado na área pedagógica. O conhecimento adquirido dará subsídios educacionais para a prática de instrução em sala de aula, aprimorando ainda mais em 2024 o que o grupamento já vinha realizando”, afirmou.
O instrutor da atividade, José Henrique de Souza, que é guarda municipal de carreira e formado em Pedagogia, avaliou o processo. “Nossa presença dentro de uma sala de aula é classificada como uma ação de prevenção, interação e complemento com a educação tendo em vista o compromisso a educação integral, conceito da Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação, que tem como objetivo formar a criança como um cidadão completo. Conseguimos padronizar a carga horária do projeto GMM para 16 horas, criar uma ordem cronológica das palestras e traçar um método de avaliação efetivo”, frisou.
Souza reforçou inclusive outros importantes temas que foram trabalhados. “Trabalhamos elementos da didática e da legislação educacional, bem como a tendência pedagógica para subsidiar a pratica do agente como instrutor. Dessa forma, discutimos coletivamente as demandas de sala de aula do grupamento, buscando elevar a qualidade das palestras e práticas dentro das salas”, concluiu.
As atividades ocorreram entre os dias 5 e 14 de dezembro, com carga horária total de 16 horas, e foram organizadas de uma forma que não comprometeu o serviço de patrulhamento preventivo e acompanhamento dos horários de entrada e saída dos alunos da rede municipal de ensino.
da assessoria