Londrina é destaque no 5⁰ Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Londrina é destaque no 5⁰ Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná

2023-11-23 às 11:09
Foto: Codel/Divulgação

Na última terça e quarta-feira (21 e 22), o governo do estado realizou o 5⁰ Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, em Guarapuava. Londrina foi representada pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, que recebeu a chave simbólica do evento e a notícia de que Londrina vai ser a sede da edição de 2024.

Foto: Codel/ Divulgação

“É uma grande satisfação ver o reconhecimento de Londrina por pessoas do Estado e de lideranças nacionais. Foi um grande Encontro que o Paraná faz pra discutir a inovação dos ecossistemas de inovação, e o nosso Ecossistema, participou com grande destaque porque é um case de sucesso para o Paraná e o Brasil”, avaliou o presidente da Codel.

O protagonismo de Londrina no evento estadual não se resumiu no anúncio como o novo anfitrião da próxima edição, mas também pelo reconhecimento e receber o Prêmio Sebrae Habitats de Inovação do Paraná. Quem recebeu o troféu foi o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira. “Foi um reconhecimento de projetos que se destacaram nas categorias que impactam o Ecossistema do Estado, e nós ganhamos pelo destaque na região norte com o melhor parque tecnológico da região, o nosso Parque Tecnológico Francisco Sciarra. Fomos ovacionados por autoridades de várias cidades além dos 188 ambientes de inovação do Estado presenciaram este momento”, detalhou.

Foto: Codel/ Divulgação

Ainda referente ao Prêmio Sebrae Habitats de Inovação, o consultor e responsável por ecossistemas de inovação e ambientes de inovação na Regional Norte do Sebrae, Heverson Feliciano, lembrou que Londrina tem 20 ambientes de inovação credenciados, ficando atrás somente da capital Curitiba. “É um ótimo resultado para a região porque proporciona o fortalecimento e o crescimento do número de ambientes de inovação, o que naturalmente deve aumentar no próximo ano”, observou.

A condecoração do Sebrae se divide em sete categorias com premiação regional e estadual. Londrina levou cinco troféus, três na regional e dois na estadual. Na categoria regional, o Parque Tecnológico Francisco Sciarra levou como o melhor parque tecnológico. A Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) ganhou como melhor centro de inovação tanto nas categorias regional e estadual e a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel), também da UEL, arrebatou nas categorias regional e estadual, como melhor incubadora.

Foto: Codel/ Divulgação

O turismo de Londrina também esteve presente para receber a certificação do credenciamento do Hub de Inovação de Turismo. A diretora de Turismo da Codel, Márcia Tanisawa, representou também a governança de turismo no evento. “O Hub é um ambiente de inovação que reúne entidades da cadeia de valor do turismo e empresas de bases tecnológicas para conexões e geração de negócios, além de potencializar e fortalecer conexões inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável do setor”, explicou.

O 5⁰ Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná é coordenado pelo Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), que faz parte da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

da assessoria