Terça-feira, 16 de Julho de 2024

Londrina planta 340 mudas de árvores no distrito de Guaravera

2023-05-19 às 18:49
Foto: SEMA/Divulgação

Plantio foi feito em ruas e avenidas do distrito, com ipês branco, amarelo e rosa, brinco-de-índio, aldrago, lofantera e caroba, entre outras espécies

Para que o distrito de Guaravera tenha melhor qualidade do ar, com temperatura e umidade do ar regulados, entre outros benefícios da arborização urbana, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) efetuou o plantio de 340 mudas na localidade. Os trabalhos foram executados nessa semana, quarta (17) e quinta-feira (18), em diversas ruas, canteiro central e outros pontos do distrito.

Entre as espécies que foram plantadas em Guaravera, estão sibipiruna, quaresmeira e árvore samambaia. Também havia mudas de ipês branco, amarelo e rosa, brinco-de-índio, aldrago, lofantera e caroba. A população ficou satisfeita com o plantio, já que as árvores irão revitalizar a aparência do distrito.

As mudas foram distribuídas para plantio em vários pontos do distrito, como nas ruas 13 de Maio e Amazonas, e nas avenidas São João, São Paulo, Tiradentes, entre outras. Além de plantio nas calçadas, em frente aos imóveis, algumas mudas de árvores foram colocadas no canteiro central de avenidas e em frente ao Centro Comunitário de Guaravera.

De acordo com o diretor de Áreas Verdes da Sema, Gerson Galdino, a arborização urbana é essencial para trazer sombra aos moradores e reduzir a temperatura. As árvores também fazem barreiras para os ventos fortes e retém as partículas de poeira. “Também contribuem para regular temperatura e umidade do nosso planeta. O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global, além de melhorar a qualidade do ar”, acrescentou.

Em média, a Sema promove o plantio de mil mudas de árvores por mês, somando plantios diretos e doações de mudas retiradas no Viveiro Municipal. Isso equivale a 12 mil novas árvores, por ano, em Londrina. Quem tiver dúvidas sobre quais espécies são liberadas ou como fazer o plantio, pode entrar em contato com a Diretoria de Áreas Verdes da Sema, pelos telefones (43) 3372-4762 ou 4763.

Para obter até três mudas diretamente no Viveiro Municipal, basta ir até o endereço tendo em mãos um documento de identificação com foto e informar o endereço de plantio. As mudas serão fornecidas se realmente houver espaço no endereço informado. O Viveiro fica localizado no Parque Municipal João Milanez, final da Avenida Europa, Jardim Vale Azul. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.