Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Londrina promove drive-thru para descarte correto de eletroeletrônicos neste sábado (29)

2023-04-29 às 11:26
Foto: Emerson Dias/arquivo NCom

Com o objetivo de promover a reciclagem e o reaproveitamento de componentes de diversos tipos de aparelhos, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) participa, neste sábado (29), das 9h às 17h, de uma ação de coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, em formato drive-thru.

A atividade será na área de estacionamento próxima ao ginásio Moringão, onde a Feira da Lua é realizada semanalmente. A coleta é organizada pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e pela ONG E-letro.

Durante a ação, a população poderá levar itens como geladeiras, fogões, televisores, micro-ondas, computadores, purificadores de água, ferros elétricos, fones de ouvido, celulares, fios e cabos, teclados e mouses, entre outros aparelhos (veja a lista completa aqui). Quem tiver dúvidas ou desejar mais informações sobre o descarte ambientalmente correto de resíduos poderá conversar com a equipe da ABREE, que estará presente no evento.

Esta é a primeira atividade voltada ao recolhimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos de que a Sema participa neste ano.

Conforme a geógrafa da pasta, Mariza Pissinati, é essencial que os cidadãos tenham a consciência da importância do descarte correto. “Esses aparelhos eletroeletrônicos contêm muitos componentes e materiais pesados, que são prejudiciais à fauna e à flora quando descartados na natureza. Isso reflete, inclusive, na saúde das pessoas e, quando mantemos o ambiente limpo e saudável, contribuímos para diminuir a incidência de doenças. Por isso, fazer a destinação correta significa evitar danos ambientais, promover a saúde pública e, além disso, possibilitar o reaproveitamento desses materiais pela indústria, que vai utilizá-los para a fabricação de outros produtos”, salientou.

da assessoria