Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

Londrina terá 1ª Sala da Mulher Empreendedora do Paraná

2023-06-06 às 14:04

O município de Londrina terá a primeira Sala da Mulher Empreendedora do Paraná e do sul do Brasil, implementada pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). O objetivo da iniciativa é fomentar o empreendedorismo feminino e a autonomia financeira da mulher. Para que isso se torne realidade, na manhã desta terça-feira (6), foi assinado um acordo de cooperação técnica para viabilizar a parceria, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

A Sala da Mulher Empreendedora vai oferecer serviços de apoio, orientação, consultoria e treinamento para mulheres – especialmente para aquelas que participam dos cursos ofertados pelo Centro de Oficinas para as Mulheres (COM) –, por meio da equipe técnica e consultores do Sebrae/PR. A sala ficará dentro do COM, localizado na Rua Valparaíso, 189, Guanabara. A data de início dos trabalhos da Sala está prevista para o final de julho.

O vice-prefeito João Mendonça, representando o prefeito Marcelo Belinati, disse que a Sala da Mulher Empreendedora é um projeto fantástico, que vai contribuir muito para o sucesso das mulheres que empreendem em Londrina. Ele também enalteceu o papel da mulher na sociedade e dentro do lar, destacando que as mulheres atuam nas mais diversas áreas profissionais. “Fico muito feliz em participar deste momento, pois as mulheres merecem todo apoio do poder público. A Prefeitura de Londrina tem uma Secretaria da Mulher muito forte e atuante, contribuindo para o empoderamento feminino, e isso nos deixa muito satisfeitos”, enfatizou.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, disse que a Sala da Mulher Empreendedora se alinha a um dos objetivos da secretaria, que é fomentar o empreendedorismo feminino e a autonomia financeira da mulher. “Por meio deste projeto, estas mulheres poderão se formalizar e será possível garantir os direitos de uma mulher empreendedora. Tudo isso com apoio técnico e consultoria do Sebrae, que oferta cursos na SMPM desde março, tendo formado 101 mulheres deste então”, disse.

A secretária frisou que a Prefeitura conta com uma oferta muito grande de cursos voltados à autonomia das mulheres, por meio do COM, e as participantes terminam estes cursos capacitadas para vender seus produtos. Porém, muitas vezes não têm todas as orientações necessárias para abrir um negócio próprio. “É muito importante que estas mulheres tenham um CNPJ de Microempreendedor Individual (MEI), pois isso possibilita que elas tenham garantias, por exemplo relacionadas à previdência. Nosso objetivo é mostrar para esta mulher que não basta ela empreender na esfera informal, ela precisa se garantir formalmente. Nesta sala, ela terá consultoria completa, dada por quem realmente sabe ensinar aos empreendedores, que é o Sebrae”, apontou.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, contou que a Sala da Mulher Empreendedora permitirá que o empreendimento destas mulheres comece de forma adequada. “Antes de abrir a empresa, é importante que ela tenha todas as orientações prévias da Prefeitura, relacionadas à legalização, as quais serão dadas nesta Sala, fazendo com que a empreendedora economize tempo, principalmente se tiver algum ajuste na sequência. Depois, quando a empresa já estiver legalizada e dentro dos padrões de exigência dos órgãos municipais, é preciso pensar nos clientes que serão atendidos, em estruturar financeiramente o negócio, separar as finanças pessoais da empresa, etc. Nesta sala, as mulheres terão todas estas explicações, para que a empresa consiga inovar, atender bem o cliente e tenha sustentabilidade financeira e de forma geral”, explicou.

Risseti informou, ainda, que atualmente as mulheres representam praticamente a metade dos empreendedores, e que a Sala da Mulher Empreendedora possibilita que haja serviços dedicados especificamente a elas. “Muitas vezes estas mulheres empreendem dentro de casa, então temos que ajudá-las para que elas possam estruturar suas residências, para que de fato tenham uma empresa legalmente instituída”, disse.

Também estiveram presentes na solenidade, o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Otávio Sancho Ereno; os vereadores Eduardo Tominaga e a Professora Flávia Cabral; o gerente Regional Norte do Sebrae, Fabrício Bianchi; além da equipe técnica do Sebrae/PR e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

da assessoria