Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

Mês do trabalhador leva oportunidades para mais de 800 famílias de Londrina

2023-06-01 às 15:34
Foto: SMTER / divulgação

O mês do trabalhador foi intenso na Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER). Durante o mês de maio, a Secretaria visitou todas as regiões da cidade levando oportunidades de emprego e qualificação profissional. No total, cerca de mil pessoas foram atendidas com 820 cadastros ativos e encaminhamentos para processos seletivos e cursos do sistema S.

As ações descentralizadas foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Norte. As equipes da SMTER levaram o setor de intermediação e qualificação aos pontos de atendimento e atingiram centenas de pessoas que, habitualmente, não vão até o prédio da Secretaria.

Além das ações nos bairros, dois grandes mutirões foram realizados na sede da SMTER e contaram com a presença de cinco empresas e duas agências de intermediação privadas, que levaram suas vagas de emprego e também fizeram seus cadastros e encaminhamentos. Os parceiros do Sistema S, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (Senai), disponibilizaram cursos profissionalizantes completos em diferentes segmentos, com aulas já iniciando em maio, para serem ofertados à população.

A Sala do Empreendedor não ficou de fora da programação do mês do trabalhador. Logo no primeiro dia útil, foi inaugurado o Escritório MEI, um espaço corporativo equipado que, por meio de agendamento, está à disposição dos empreendedores. Também foi realizada uma força tarefa para auxiliar os microempreendedores individuais (MEIs) na declaração anual de faturamento dentro do prazo, deixando sua situação regular e evitando multas. A equipe da Sala atendeu 382 empreendedores somente com esse serviço.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, fez um balanço das atividades. “Estamos imensamente contentes com tudo que foi feito em maio. Esses dados são importantes porque não são só números, são famílias que foram atendidas e que tiveram condições de acessar as oportunidades que trabalhamos todos os dias para trazer para a Secretaria e ofertar. Agradecemos a todos os parceiros que abraçaram nossas propostas, confiaram na gente e tornaram essas ações possíveis”, pontuou.

Santos ainda destacou a descentralização dos atendimentos. “Sabemos que, às vezes, o dinheiro para o transporte vai fazer falta no orçamento familiar. Por isso, já estamos pensando em um calendário de atendimentos nos bairros para continuar, a partir dessa experiência positiva, proporcionando aos londrinenses o acesso às oportunidades que oferecemos dentro da sua própria região. Em breve, devemos começar a fazer isso em um programa permanente da Secretaria.”, contou o secretário.

da assessoria