Morre, em Londrina, o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Morre, em Londrina, o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo

2023-08-26 às 12:20
Foto: Divulgação

Morreu, aos 89 anos, o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia. Dom Geraldo morreu em Londrina, cidade onde morava. De acordo com a Arquidiocese de Londrina, a saúde de Dom Geraldo se agravou em dezembro de 2022, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Encontrava-se em internamento domiciliar e teve uma piora nos últimos dias e faleceu na madrugada deste sábado (26).

Dom Geraldo Majella Agnelo fundou a Pastoral da Criança, unto com Zilda Arns. Ele participou da cerimônia de beatificação de Santa Dulce, em 2011, lendo a carta apostólica, e foi responsável por escrever a oração da santa.

O Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia, em janeiro de 1999. A posse ocorreu no dia 11 de março do mesmo ano. Foi membro da Pontifícia Comissão dos Bens Culturais da Igreja e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Geraldo teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI, em 2011, tornando-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador. Em 2014, por um desejo seu, passou a morar em Londrina. A Arquidiocese do Paraná informou que ele será velado na Catedral Municipal de Londrina às 8h de domingo (27) e sepultado na Cripta da Catedral.

Com informações do g1