Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

População já é atendida pela nova Unidade Básica de Saúde da Vila Fraternidade, em Londrina

2023-05-31 às 15:00

A cidade de Londrina vive hoje um momento histórico, pois a Vila Fraternidade ganhou uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), entregue com novos móveis e equipamentos, para atender a comunidade com todo o conforto e comodidade. A solenidade de entrega das obras aconteceu na manhã desta terça-feira (30), na sede da unidade, que ganha o nome de UBS Arnaldo Agenor Bertone. Na sequência, os atendimentos no local iniciaram.

Foto: Vivian Honorato

Assim como as outras UBSs, a da Fraternidade terá expediente de segunda a sexta, das 7h às 19h. Ela está localizada na Rua Santa Madalena, 89, região leste. A UBS da Fraternidade foi a primeira unidade básica de saúde de Londrina construída ainda na década de 1970, e uma das primeiras do Brasil. A estrutura antiga da UBS Fraternidade foi desativada e demolida em 2014. Desde então, a população que utilizava este equipamento de saúde começou a ser atendida nas UBSs da Vila Ricardo e da Vila Casoni, localizadas na região.

Foto: Vivian Honorato

O prefeito Marcelo Belinati enfatizou que a Prefeitura construiu uma unidade moderna, com tudo que há de melhor em equipamentos de saúde, para bem atender a população da Vila Fraternidade. “Essa região tem uma particularidade, pois é uma das mais antigas da cidade e por isso tem uma comunidade muito grande de idosos. Eles tinham que se deslocar até a UBS da Vila Ricardo e isso era um transtorno para estas pessoas. Por isso, esta unidade vai trazer muitos benefícios para a população, além de revitalizar uma área que estava abandonada”, disse.

O prefeito também ressaltou que com esta foram entregues 49 unidades de saúde, reformadas ou construídas, com móveis e equipamentos novos, pela atual administração. “Ainda temos 16 unidades para executarmos, por isso fizemos um planejamento para que possamos concluir isso até o final do mandato. A UPA do Jardim do Sol é uma delas, pois desde a sua construção apresenta graves problemas estruturais. A primeira licitação deu deserta, mas vamos licitá-la novamente. Já fizemos a primeira etapa, que foi retirar os tubos da Sanepar que estavam por baixo da unidade, e o próximo é reforçar a estrutura e reformá-la”, informou.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, afirmou que esta é a unidade mais moderna da cidade. Segundo ele, o projeto arquitetônico foi cedido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). “É uma unidade muito moderna, totalmente climatizada, com 16 aparelhos de ar-condicionado, acessibilidade, uma unidade de porte 1 que contempla atendimento de até 5 mil pessoas na área de abrangência, o que é suficiente para a Vila da Fraternidade. Este é um momento histórico para a cidade e para a comunidade da região, que tanto aguardou esta obra”, expôs.

A líder da comunidade da Vila Fraternidade, Marlene de Oliveira, agradeceu ao prefeito Marcelo Belinati e toda a sua equipe por esta conquista. “Não tenho palavras para agradecer ao prefeito, pois ele fez de tudo para que essa obra acontecesse. Peço para a que a comunidade retribua cuidando deste local”, disse.

O equipamento público foi edificado com investimento de cerca de R$ 1,9 milhão, recurso oriundo da Prefeitura. O novo espaço tem área total construída de 311,05 m², distribuídos em diversos espaços, entre eles: recepção com banheiros com acessibilidade, fraldário, consultórios médicos e odontológico, sala de aplicação de medicamentos, sala de imunização, sala de inalação, curativos, suturas e coleta de material, sala para atividades em grupo, sala de administração, farmácia, copa e estacionamento para servidores. A Empresa responsável pelas obras foi a londrinense Cbeng Engenharia e Construção Civil Ltda.

Foto: Vivian Honorato

A unidade contará com um quadro de profissionais composto com médicos, dentista, profissionais de enfermagem, fisioterapeuta, e retaguarda do Núcleo de Apoio de Saúde da Família. A UBS foi construída em seu antigo espaço, agregando uma quadra que existia no local, onde serão realizadas atividades físicas e em grupo. A unidade também ganhou um veículo, adquirido em parceria com o governo do Estado.

Também participaram da solenidade, os vereadores Eduardo Tominaga, líder do prefeito na Câmara, Lenir de Assis, Matheus Thum, Geovani Mattos; a coordenadora da UBS, Lisandra Oliver Furtaneto; secretários e servidores municipais, além da família do homenageado Arnaldo Agenor Bertone, que dá nome à nova UBS. Quando faleceu, Bertone era secretário de Recursos Humanos de Curitiba. Formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), ele fez carreira no serviço público e, entre outros cargos, foi diretor-geral e administrativo da Secretaria Estadual de Saúde.

da assessoria