O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, realizou neste domingo (10) o plantio da centésima milésima muda de árvore desde o início de sua gestão, em 2017. A muda escolhida é da espécie pau-brasil, e a ação foi conduzida durante a solenidade de comemoração do 89º aniversário de Londrina, no Parque Municipal Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155, Jardim Piza). Também participou da atividade o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena.
A marca atingida corresponde à soma de todas as árvores plantadas nas áreas urbana e rural de Londrina, nos últimos sete anos. Além das atividades de plantio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), o número também inclui as mudas distribuídas à população, bem como as plantadas durante ações de empresas e escolas, entre outras iniciativas.
Para cada árvore removida, Londrina realiza, em média, o plantio de três novas mudas. Até o fim de 2024, a meta é que o número total de plantios realizados na atual gestão chegue a 150 mil.
De acordo com o prefeito Marcelo Belinati, as ações de plantio de árvores são essenciais, especialmente tendo em vista os problemas ambientais que o mundo atravessa. “As mudanças climáticas estão causando desastres e afetando todo o planeta, e isso não é diferente em Londrina, no Paraná e no Brasil. Então, essa é uma contribuição de Londrina para preservar o meio ambiente, promovendo mais sustentabilidade e qualidade de vida para a população. Vivemos em um município privilegiado, que tem 81 fundos de vale, assim como vários parques e áreas verdes fantásticas. Contamos com muita arborização, mas a gente precisa sempre melhorar, e essa é a contribuição da Prefeitura”, disse.
O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, explicou que as mudas de árvores são produzidas por empresas e organizações, através de ações de compensação ambiental, e doadas ao Viveiro Municipal de Londrina, onde ficam armazenadas.
“Quem quer plantar uma árvore pode ir diretamente ao Viveiro Municipal, que fica no final da Avenida Europa, no Jardim Piza, para retirar a sua muda e plantá-la ou solicitar à Sema que efetue o plantio dessa árvore. Ao fazer essa visita, o cidadão recebe toda a orientação necessária sobre o plantio. Isso inclui informações sobre quais são as espécies de árvores adequadas para o local onde ele mora, considerando fatores como a presença de linhas de transmissão de energia naquela área, que demandam árvores de menor porte”, afirmou.
Ainda segundo Siena, o objetivo da administração municipal é fazer cada vez mais com que a população se some ao poder público no plantio de árvores em Londrina. “Esse é o maior ganho ambiental que eu vejo para a nossa cidade, porque essas árvores fazem a captação do gás carbônico, melhorando a qualidade do ar. Além disso, as áreas arborizadas têm temperaturas mais baixas, o que proporciona mais conforto e qualidade de vida para as pessoas”, destacou.
da assessoria