Terça-feira, 18 de Junho de 2024

Prefeito Marcelo Belinati recebe o presidente da Associação dos Municípios do Paraná

2023-05-25 às 16:30
Foto: Vivian Honorato/NCom

Na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, esteve reunido em seu gabinete com o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos. Ele é prefeito da cidade de Santa Cecília do Pavão, no norte do Paraná, a cerca de 45 km do centro de Londrina, e está à frente do órgão que é responsável por articular a interlocução entre os municípios e o Governo do Estado.

A visita serviu para aprimorar o diálogo entre Londrina e a AMP, no sentido de aproximar as autoridades e fortalecer a relação entre as entidades. Também estiveram presentes nesse momento o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, e o presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), Bruno Ubiratan.

O prefeito Marcelo Belinati, que esteve na eleição em que o novo presidente da AMP foi escolhido, afirmou que a entidade tem uma atuação essencial na defesa dos interesses dos municípios paranaenses. “Essa representatividade é necessária e importante para todo o estado do Paraná. A AMP traz as bandeiras de demandas dos nossos municípios e buscam articular pautas para solucionar problemas que, em grande parte, são comuns à maioria deles. Esse trabalho de representar os anseios da população, via poderes municipais em conjunto, precisa ser valorizado pelo governo estadual e nós contribuímos naquilo que estiver em nossa competência. O Edimar é uma liderança respeitada no Paraná e é uma satisfação recebe-lo hoje aqui na nossa Prefeitura de Londrina”, disse.

Edimar Santos, que assumiu a presidência da AMP em abril de 2023 após ter sido vice-presidente da entidade por dois mandatos, comentou sobre o encontro com o prefeito Marcelo Belinati, o primeiro exercendo o novo cargo. “Estar em Londrina, que é uma grande referência em gestão pública e tem função estratégica no Paraná, conhecendo mais de perto as ferramentas desenvolvidas pelo Marcelo e sua equipe, é uma enorme satisfação. Sabemos como era Londrina antes e depois de seu mandato, e é nítido que Marcelo promoveu nova estruturação, dando mais credibilidade à cidade e conseguiu se consolidar como importante liderança estadual. Assim, ter esse contato e trocar experiências foi fundamental para que possamos levar bons exemplos para outros tantos municípios que representamos”, contou.

Santos frisou que a visita amplia a parceria com a Prefeitura de Londrina. “Conversei com o prefeito Marcelo sobre a questão de queda de arrecadação que preocupa muitos municípios, já que acompanhamos as medidas que ele tem tomado em Londrina para que os investimentos não sejam prejudicados e os serviços essenciais não sofram paralisações. Ele é um líder e tem visão ampla de gestão, por isso é sempre bom conversar com ele, com o João Mendonça e outras autoridades de Londrina. Isso fortalece muito o interior do Paraná”, frisou.

O presidente da AMP ainda citou algumas das deliberações tratadas pelo órgão e que envolvem pautas importantes em nível estadual. “Falamos de uma série de assuntos com o Marcelo, das dificuldades e desafios que os municípios enfrentam diariamente. Tem a questão do piso salarial dos profissionais de enfermagem, por exemplo, estamos preocupados com os impactos e esperando repasses do governo federal. Dentre outras tantas pautas em diversos segmentos, há as invasões de hackers às contas de prefeituras com desvio de valores retirados sem autorização, situação em que temos que defender o municipalismo para garantir os direitos dos cidadãos. A AMP está levando as pautas com muita vontade e energia em benefício da população”, acrescentou.

da assessoria