Sábado, 13 de Julho de 2024

Prefeitura de Londrina disponibiliza R$2,2 milhões para revitalização do ‘Zerão’

2024-03-27 às 08:13

A área de lazer mais tradicional e movimentada de Londrina, o Zerão, vai receber uma grande revitalização nos próximos meses. A Prefeitura de Londrina está licitando a execução dessa obra, com valor máximo de R$2.209.023,45. As melhorias no Centro de Recreação e Lazer Luigi Borghesi visam beneficiar toda comunidade londrinense, oferecendo um espaço mais seguro, adequado e agradável para a população, seja para praticar esportes ou em atividades de lazer e descanso.

Foto: IPPUL / divulgação

Para realizar essa obra, a Prefeitura publicou o edital de licitação n° 6/2024. Em formato de concorrência, será considerada vencedora a empresa que apresentar o menor preço para cada um dos dois lotes, e ao mesmo tempo cumprir todas as exigências de habilitação, incluindo a documentação obrigatória. As propostas e documentos das empresas interessadas podem ser submetidos até a próxima quarta-feira (3), com o início da sessão para lances agendado para 13h.

Foto: Emerson Dias / NCom

No total, a área do Zerão a ser beneficiada pela revitalização será de 29.344,10m². O prazo máximo para execução dos serviços será de 180 meses. Entre a lista de atividades, o projeto inclui recuperação da pista de caminhada, substituição de alambrados, instalação de novos equipamentos para a Academia ao Ar Livre e bancos de concreto, plantio de grama, colocação de lixeiras, implantação de sistema de drenagem com boca de lobo e poço de visita, entre outras. São previstos espaços próprios para a prática de basquete, skate, futebol suíço e gateball, além de uma quadra poliesportiva.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, detalhou que os recursos aplicados para essa obra são fruto de uma emenda parlamentar obtida pela deputada federal, Luísa Canziani. “Esse investimento é fruto de emenda da deputada Luísa, e com isso o coração da nossa cidade ficará muito bonito. Estamos trabalhando nesse projeto há bastante tempo, com técnicos do IPPUL e da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. Serão feitas reformas estruturais, cuidando das questões da erosão das calçadas, das escadas; vamos construir rampas para acessibilidade, consertar as quadras e mover a Academia ao Ar Livre para um lugar mais adequado”, completou.

Foto: Emerson Dias / NCom

O projeto para revitalização do Zerão é de autoria dos arquitetos Amanda Salvioni Sisti, Kaio Henrique Suzuki e Fabricio Cazarim Sodré, servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL). A gerente de Projetos Urbanísticos e Edificações do órgão, Amanda Salvioni Sisti, explicou que as melhorias contemplam, de forma geral, a revitalização da pista de caminhada do entorno em pedrisco, reconstrução e reforma de escadas e passarelas que dão acesso à parte inferior do espaço, mais a execução de nova escada para acesso pela Rua Olinda ao lado do anfiteatro.

Foto: Emerson Dias / NCom

Com essa reforma, o Zerão também vai ganhar calçadas acessíveis e adequação de terrenos públicos no entorno, caminho acessível ao parquinho infantil e substituição dos brinquedos, reforma completa da “Praça” para atividades físicas com a renovação do piso, substituição das barras de exercício por estações, em atendimento a uma sugestão dos usuários. A relocação da Academia ao Ar Livre inclui a substituição dos equipamentos, e haverá instalação de mobiliário urbano no entorno, com novos bancos, lixeiras, guarda-corpo e paraciclos, mais os serviços de paisagismo.

Sisti concluiu destacando que, após as obras, a comunidade vai poder desfrutar de um Zerão renovado, com reorganização dos espaços de lazer e atividades físicas, bem como novos equipamentos e brinquedos. “O espaço como um todo ficará mais acessível, com uma nova escada para acesso direto ao parquinho infantil, e uma calçada com leve inclinação, como uma espécie de rampa suave seguida de calçada, que garantirá acesso ao parquinho e também a todas as quadras do nível inferior. As calçadas dos lotes públicos do entorno receberão piso tátil e rebaixos de guia para cadeirantes nos pontos adequados para travessia. As escadas, atualmente quebradas, que cederam com o tempo, serão reformadas e receberão novos corrimãos”, finalizou.

da assessoria