A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) em conjunto com a Prefeitura de Londrina, e em parceria com a Scania, anunciam nesta quarta-feira (7) o primeiro teste com um ônibus urbano movido 100% a biometano da história do Brasil. A inédita ação nacional visando uma mobilidade mais sustentável, terá o ônibus integrado ao transporte coletivo da cidade. O veículo estará pela primeira vez abastecido 100% a biometano, numa demonstração urbana, que é um combustível renovável e limpo, que contribui diretamente para as metas de sustentabilidade.
A ação faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana sustentável conduzido pela Compagas e pela Scania e tem por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes nas grandes cidades. O ônibus movido a gás será testado em Londrina em linhas operadas pela Transporte Coletivo Grande Londrina (TCGL), com o acompanhamento da Companhia Municipal do Trânsito e Urbanização (CMTU), pelo período de 30 dias a partir do dia 12 de junho.
O abastecimento a biometano será realizado pela Gastech. O objetivo é que veículos com esta tecnologia mais sustentável passem a integrar a frota do transporte coletivo em contribuição a uma cidade mais limpa e inteligente.
Participam do lançamento da ação, o Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, os diretores da Compagas, Rafael Lamastra Junior e Fábio Eduardo Morgado, o gerente de Sustentabilidade da Scania, Paulo Genezini, representantes da CMTU, da TCGL e da P. B. Lopes, Casa Scania em Londrina.
Adicionalmente, será realizada uma volta inaugural com o ônibus movido 100% a biometano com duração aproximada de 30 minutos.
da AEN