Na manhã desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), realizou a solenidade de entrega das obras de reforma e revitalização do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Leste – Miguel Quessada Pelegrino. Localizado na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz, o CCI recebeu melhorias em todo o seu espaço. Com a entrega das obras, os atendimentos voltam a acontecer no local a partir de hoje (20), com expediente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O espaço foi inaugurado em novembro de 2012 e, desde então, não havia recebido uma grande reforma como essa. Segundo a Secretaria Municipal do Idoso, a previsão é que, a partir de agora, o CCI Leste realize 600 atendimentos por semana. Antes da reforma, esse número girava em torno de 500.
Foram feitas diversas intervenções, contemplando os 1023,67 m² do local, como: melhorias no revestimento das paredes; troca de pisos, portas, janelas e cobertura; pintura geral; manutenção e revisão de esquadrias metálicas, de rufos e calhas; manutenção das instalações elétricas, hidráulicas e do gás; instalação de um novo sistema de proteção contra descargas atmosféricas (para-raios) e de prevenção a incêndio; construção de rampas de acessibilidade; melhoria da iluminação ambiente; e impermeabilização da marquise de entrada.
Além disso, o portão do estacionamento foi substituído por um mais alto e com motor elétrico, e também foi aumentada a altura das grades do entorno do CCI Leste. E, com o objetivo de garantir mais segurança aos usuários, trabalhadores e à comunidade, uma iluminação mais moderna foi instalada. A Londrina Iluminação implantou 14 pontos de LED nas ruas do entorno e dois postes ornamentais com um total de quatro luminárias, além de um superposte com mais quatro luminárias LED.
Para a reforma do CCI Leste, a Prefeitura de Londrina investiu R$ 402.585,87. O recurso veio para Londrina por meio de uma articulação do então deputado federal Ricardo Barros, atual secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, com apoio da vereadora Lu Oliveira, presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Bem-estar da Pessoa Idosa da Câmara de Londrina. A empresa vencedora da licitação e responsável pelas obras foi a Makino Construções Civis.
O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, parabenizou a Secretaria Municipal do Idoso pelo excelente trabalho realizado em Londrina e disse estar muito feliz por participar da solenidade de entrega das obras de revitalização do CCI Leste. “Foi um momento muito esperado; já estive aqui antes conversando com a comunidade local e pude perceber a felicidade deles em estar recebendo essa revitalização. Esta reforma foi muito importante e vai trazer uma melhor qualidade de vida para as pessoas idosas”, ressaltou.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, enfatizou que o mundo vive a década do envelhecimento saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e os CCIs garantem isso, através de um ambiente aconchegante, acolhedor, seguro e acessível. “Nesta reforma, fizemos o possível para que este local ficasse ainda melhor, pois sabemos que ele é uma segunda casa para o idoso. No CCI Leste, os idosos fazem atividades de socialização, físicas e cognitivas, incluindo bailes e ações de inclusão digital, entre outras, de manhã e à tarde”, ressaltou.
A vereadora Lu Oliveira, que é presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Bem-estar da Pessoa Idosa da Câmara de Londrina, destacou que o CCI presta serviços de prevenção de todas as mazelas que as pessoas idosas sofrem. “O etarismo, hoje, é uma forma de discriminação e isso se reflete em todos os segmentos. Por exemplo, há falta de empregabilidade para as pessoas acima de 60 anos, comprometimento da renda, e menos acesso à saúde. E, se levarmos em consideração que em 2030 o Brasil será o 5º país em número de idosos, precisamos pensar em ter mais políticas públicas para estas pessoas. Desta forma, o papel dos CCIs é mais do que importante porque, além de promover a convivência entre os idosos, possibilitam que eles façam novas atividades e sejam inseridos em novas tecnologias e no mercado de trabalho”, frisou.
Para Mário Tomás Pires, 63 anos, um dos frequentadores do CCI Leste que esteve presente à solenidade desta manhã, o centro tem um papel muito importante na vida dos idosos. “O CCI é um local muito bom, porque nos permite ocupar o nosso tempo ao invés de ficarmos só em casa. Eu sou sozinho, então ir ao CCI me ajuda a me distrair e viver mais tranquilo. Faço várias atividades no CCI Leste, além de amizades”, contou.
Entre os presentes na solenidade, estiveram a coordenadora do CCI Leste, Patrícia Preto; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Londrina, Luciana Ferreira Alvarez; o secretário municipal de Saúde, Felipe Machado; e a deputada estadual Cloara Pinheiro.
Durante a solenidade, a empresa Bitarra Beauty ofereceu para os idosos do CCI Leste, por meio de sorteio, três transformações de beleza, com serviços de cabelo e maquiagem, e também doou brindes. Além disso, foram entregues duas homenagens nesta manhã: uma para a Associação Amora, por meio da representante Dulcilene de Lima, e outra para a UTFPR, na pessoa do reitor Marcos Schiefler, através do diretor do Campus Londrina, Sidney Alves Lourenço.
da assessoria