Segunda-feira, 24 de Junho de 2024

Respeito e união marcam a realização dos primeiros Jogos Indígenas em Londrina

2023-06-03 às 09:34

Na manhã desta sexta-feira (02), na sala de imprensa do Ginásio Moringão aconteceu a coletiva de imprensa para o lançamento dos Jogos Indígenas, dos Jogos da Aventura e Natureza e do Festival da Família, eventos que movimentam o Aterro do Lago Igapó no final de semana. O evento contou com a participação da Secretária da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, do Secretário Estadual de Esporte Helio Wirbiski, do Secretário Municipal da Cultura, Bernardo Pellegrini, o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, e do Vice-cacique Renato Kriri Ka Mrem, proponente do projeto dos Jogos Indígenas, aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (Promic).

O respeito e a união deram a tônica dos discursos. Na ocasião, o Secretário de Esportes, Helio Wirbiski destacou a importância da realização dos Jogos Indígenas em parceria com os JANs e o Festival da Família, numa ação articulada entre o Governo do Estado, Prefeitura de Londrina e produtores culturais. “Nossa obrigação é apoiar e dar toda a estrutura necessária. Prendemos continuar com os Jogos Indígenas por todo o Paraná, com muito respeito e inclusão”, afirmou.

Para a secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, a inauguração dos JANs com a realização dos Jogos Indígenas é motivo de muita alegria e orgulho.“Queremos mostrar ao povo do Paraná que somos todos iguais, mas antes disso, vamos continuar exercendo políticas que promovam a equidade”, comentou.

O Secretário Municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, celebrou a realização dos Jogos Indígenas no ano em que o programa de incentivo comemora 20 anos de existência. “Estamos vendo, com muita satisfação, as pessoas se apropriarem desse momento. É um momento histórico para a cidade”, disse.

O vice-cacique Renato Kriri Ka Mrem disse durante a coletiva que a realização dos Jogos Indígenas é também uma semente plantada para as gerações futuras. “Aqui estamos todos unidos para a realização dos Jogos. Só queremos respeito, oportunidades e apoio. Estarmos hoje aqui é o resultado de tudo isso. Vamos mostrar a nossa arte, conhecimentos e habilidades para toda a sociedade, com muito orgulho. Estamos construindo uma marca que esperamos seja ainda maior para nossos filhos, para o futuro”, afirmou.

Durante a tarde de sábado e a manhã de domingo, o Aterro do Lago Igapó recebe mais de 200 indígenas para uma grande mostra da tradição esportiva, centrada em dez modalidades que serão disputadas pelos povos Kaingang e Guarani. Participam atletas da Aldeia Água Branca e da Apucaraninha, localizadas próximas às cidades de Londrina e Tamarana, e da Terra Indígena de Laranjinha, no município de Santa Amélia, no norte pioneiro do Estado.

O projeto dos Jogos Indígenas conta com o patrocínio da Secretaria Municipal da Cultura por meio Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (Promic), da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e apoio da Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial por meio da Diretoria de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais e Secretaria do Esporte. A realização do projeto, inédito na cidade, ocorre graças a união de esforços do VARÊ – Centro de Referência, Memória e Cultura Indígena Kaingang e a produtora PÁ! Artística.

No sábado, às 11h, acontece a cerimônia de abertura e logo na sequência as primeiras competições e respectivas premiações. A corrida de Maraka inaugura os Jogos Indígenas seguida pela Corrida de Tora, Zarabatana, arremesso de pedra e arremesso de lança e futebol. A programação completa está disponível nas redes sociais dos Jogos Indígenas no Instagram (https://www.instagram.com/mostradosjogosindigenas/) e no Facebook (https://www.facebook.com/MostraJogosIndigenas/). No domingo, às 8h, acontece o segundo Ritual de Abertura com mais competições e respectivas premiações até às 13h40. O encerramento e as premiações finais da primeira edição dos Jogos Indígenas está marcado para às 14h, na Tenda dedicada à Mostra de Arte Indígena. A programação é livre e aberta à toda a comunidade.

da assessoria