A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) realiza nesta quarta-feira (24), às 14h, uma roda de conversa sobre “Maternidade Sem Culpa”, no Centro de Oficinas para Mulheres (COM), que fica na rua Valparaíso, 186, ao lado da avenida Higienópolis, no Jardim Guanabara, região sul. As inscrições para o encontro estão abertas e devem ser feitas pelo WhatsApp (43) 99945-0056. Há 20 vagas disponíveis para esta atividade.
A mediadora da roda de conversa será a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo. Ela falará sobre temas como autoconhecimento, a pressão social que as mães sofrem delas mesmas e diante da sociedade, a importância de saber acolher os pensamentos, os sentimentos e as emoções da melhor maneira possível e a importância de criar conexão e afeto com o filho, principalmente nos primeiros anos de vida.
Assim, a intenção do encontro será falar sobre a maternidade de forma clara, objetiva e sem romantizá-la. Isso porque muitas mulheres ainda sofrem com a pressão da sociedade, independentemente do momento e da idade dos filhos, visto que as cobranças são muitas e, por isso, por diversas vezes, a mulher acaba carregando uma culpa que não é dela. “A roda de conversa busca orientar as mães sobre a importância de não se cobrar tanto, permitindo um processo mais natural e saudável de cuidado com os filhos. A pressão social e a expectativa de ‘ser a melhor mãe possível’ acabam gerando uma culpa que, muitas vezes, é desnecessária. Na verdade, é preciso entender que não existem fórmulas mágicas para ser uma boa mãe e que cada família tem suas particularidades e desafios”, explicou Rampazzo.
Aulão de alongamento – Além da roda de conversa, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e o Serviço Social do Comércio de Londrina (Sesc) está ofertando um Aulão de Alongamento para mulheres, nesta quinta-feira (25), às 10h, na sede localizada na Rua Fernando de Noronha, 264, no centro.
São cerca de 25 vagas disponíveis, sendo que não é necessário se inscrever antes para participar. A aula durará aproximadamente 45 minutos e o instrutor será do Sesc. A intenção do aulão é estimular a movimentação do corpo, trazendo os benefícios dos exercícios de alongamento. Alongar o corpo regularmente reduz a tensão e as dores musculares, ativa a circulação sanguínea, melhora a postura e previne o surgimento de lesões, além de gerar uma sensação de bem-estar ao praticamente. Por isso, o alongamento é indicado para todas as idades, desde que a partir dos 12 anos.
Através da parceria entre a Prefeitura de Londrina e o SESC outros aulão de várias modalidades já foram ministrados, mas a de alongamento será a primeira turma. As mulheres interessadas em participar, que tiveram alguma dúvida devem entrar em contato pelo WhatsApp (43) 99945-0056.
da assessoria