Sábado, 27 de Abril de 2024

André Sens destaca as questões históricas e religiosas que envolvem o conflito entre Israel e Hamas

2024-03-12 às 14:54

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (12), o empresário e israelita, André Sens, comentou sobre a guerra entre Israel e Hamas.

Guerra Israel x Hamas

André diz que para entender os conflitos atuais, precisamos entender a história e o envolvimento religioso por trás. Ele pontua que a formação do Estado de Israel, em 1948, foi realizada como uma solução aos movimentos antissemitas e com o intuito de reunir os judeus sobreviventes do Holocausto, com ideais sionistas. A Palestina, por sua vez, não é considerada um país pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem seu território dividido entre a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.

André explica que o governo palestino é dividido conforme o território; a parte da Cisjordânia é governada pela ANP (Autoridade Nacional Palestina) e a parte da Faixa de Gaza é controlada pelo Hamas, que apesar de ser um grupo terrorista, foi eleito pela população local em 2007.

No dia 7 de outubro de 2023, o Hamas surpreendeu Israel com um ataque, deixando mais de 1300 israelenses mortos. O que desencadeou uma contraofensiva e intensificação no conflito entre os dois governos. “Os principais fatores que influenciam nessa guerra são a questão histórica dos semitas e a política, e algo que transita entre essas duas situações é a religião. E uma vez que a religião acaba sendo a condição para um conflito é difícil você caracterizar um certo e um errado na história”, ressalta Sens. “Na epistemologia pensamos que a fé é irrefutável, então discutir hoje a questão territorial de Israel é algo muito delicado. A minha posição é que Israel é ocupante de menos de 1% do Oriente Médio, enquanto os árabes dominam o restante”, complementa.

‘Não somos contra a Palestina, mas contra o Hamas’

Segundo André, deveria existir o Estado da Palestina. “Eu como israelita acredito que nós, de modo geral, não somos contra a Palestina, mas contra o Hamas que é um grupo terrorista. Não se pode fazer vista grossa para a situação que aconteceu [no dia 7 de outubro]”, afirma.

Sens aponta que Israel possui uma população aproximada de 8 milhões de pessoas, seus índices de título de nível superior são elevados, além de ser uma vanguarda da medicina e das indústrias de tecnologia. “Israel é considerado o país em que mais se criam coisas, então você começa a avaliar esses aspectos e o que se discute em um país que está entre as três melhores educações do mundo. A própria população já está cansada de ouvir sobre esse tipo de assunto, porém a pressão que o Hamas fez em cima de tudo isso é muito grande”, pondera.

Confira a entrevista completa: