Domingo, 19 de Janeiro de 2025

André Sens explica a história e envolvimento religioso por trás dos conflitos entre Israel e Hamas

2023-12-04 às 14:44
Foto: D’Ponta News

O gestor, descendente de judeus e integrante da comunidade da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), André Sens, esteve no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (04) falando sobre o Estado de Israel e a guerra contra o terrorismo.

Leia os principais pontos da entrevista:

André diz que para entender os conflitos atuais, precisamos entender a história e o envolvimento religioso por trás. Conta que com a formação do Novo Estado de Israel, em 1948, o país criado como uma solução aos movimentos antissemitas e com o intuito de reunir os judeus sobreviventes do Holocausto, com ideais sionistas, tornou-se a única democracia do Oriente Médio. Para a criação do país foi ocupada parte do território palestino, região já habitada por judeus, considerada a ‘Terra Prometida’ e que abriga a cidade de Jerusalém.

A Palestina, por sua vez, não é considerado um país pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem seu território dividido entre a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Explica que o governo palestino é dividido conforme o território; a parte da Cisjordânia é governada pela ANP (Autoridade Nacional Palestina) e a parte da Faixa de Gaza é controlada pelo Hamas, que apesar de ser um grupo terrorista, foi eleito pela população local em 2007.

No dia 7 de outubro deste ano, o Hamas surpreendeu Israel com um ataque, deixando mais de 1300 israelenses mortos. O que desencadeou uma contraofensiva e intensificação no conflito entre os dois governos, resultando em mais de 6 mil mortes e 18 mil feridos até o momento.

Ao ser questionado sobre os interesses do Hamas em desencadear os ataques, André diz que, como o próprio grupo afirma é de “empurrar Israel para o mar”, diz ele. Ou seja, retirar os judeus do ‘território palestino’, onde foi criado o Estado de Israel.

Confira a entrevista na íntegra: