Uma grande falha nos sistemas de TI afetou várias atividades nesta sexta-feira (19) ao redor do planeta, incluindo as operações de companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações.
As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã devido a “problemas de comunicação”, informou a Administração Federal de Aviação (FAA). Problemas semelhantes afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdão-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, assim como todos os aeroportos na Espanha, anunciaram os administradores dos terminais aeroportuários dos países.
Além das companhias aéreas e dos aeroportos, o apagão cibernético também afetou hospitais nos Países Baixos, na Bolsa de Valores de Londres e no sistema ferroviário britânico. A programação do canal britânico Sky News foi interrompida. Na Austrália, o canal nacional ABC anunciou que seus sistemas foram afetados por uma falha “grave”.
A autoridade nacional de segurança cibernética da Austrália afirmou que o “apagão em larga escala” estava relacionado com uma “plataforma de software de terceiros” e que ainda não tinha informações que sugerissem o envolvimento de hackers no incidente global.
Em um comunicado, a empresa americana Microsoft afirmou que estava adotando “medidas” para solucionar a situação. “Os nossos serviços continuam monitorando melhorias contínuas enquanto seguimos adotando medidas de mitigação”, escreveu a empresa na rede social X.