Arcturus: médicos alertam para novos sintomas de variante da Covid | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Arcturus: médicos alertam para novos sintomas de variante da Covid

2023-05-01 às 14:29

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou, em 17 de abril, a classificação da Arcturus (XBB.1.16) para variante de interesse. A vantagem de transmissão sobre as outras subvariantes do coronavírus e a capacidade de driblar o sistema imunológico fizeram com que ela entrasse no radar de alerta da entidade.

Com o aumento de casos de Covid-19 relacionados à Arcturus, mais pessoas têm relatado novos sintomas da infecção viral: coceira e sensação de viscosidade nos olhos. Segundo pediatras da Índia, os pacientes – principalmente as crianças – também apresentam febre alta e tosse.

Os sintomas ainda são considerados raros, mas os médicos alertam que eles devem ser levados em consideração na avaliação dos pacientes, pois podem ser facilmente confundidos com manifestações de outras infecções virais.

A variante Arcturus foi detectada pela primeira vez na Índia, em 23 de janeiro deste ano. Desde então, ao menos 31 países registraram casos de Covid-19 provocados por ela.

leia a matéria completa no Metrópoles