Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025

Bebê tubarão nasce misteriosamente em aquário com apenas fêmeas

Dois fenômenos podem explicar o caso, mas ainda não é possível fazer teste genético no animal
2025-02-03 às 15:56

O nascimento de um filhote de tubarão-swell em um aquário na Louisiana, Estados Unidos, surpreendeu a equipe do Shreveport Aquarium. O bebê tubarão, batizado de Yoko, eclodiu de um ovo em um tanque que abrigava apenas fêmeas, sem nenhum macho presente.

Conforme o aquário, nenhum dos tubarões que poderia ter posto o ovo teve contato com um macho por mais de três anos. Dois fenômenos podem explicar esse caso inusitado: a partenogênese, uma forma de reprodução assexuada onde o embrião se desenvolve a partir de um óvulo sem fertilização; ou a fertilização tardia, onde a fertilização ocorre muito depois do acasalamento.

O gerente do Laboratório Pritzker de Sistemática Molecular e Evolução, Kevin Feldheim, afirma que a partenogênese já foi testemunhada em várias espécies de tubarão, incluindo o tubarão-zebra e o tubarão-bambu-de-manchas-brancas. Ele explica que esse fenômeno geralmente acontece quando as fêmeas são isoladas dos machos, embora haja exemplos de fêmeas dando à luz dessa forma mesmo com a presença de machos.

O Shreveport Aquarium informou que realizará testes genéticos em Yoko quando o filhote tiver idade suficiente, para determinar exatamente como ele surgiu. “Esta situação é incrível e mostra a resiliência desta espécie”, afirmou Greg Barrick, curador de animais vivos do aquário.

Com informações de CNN.