O estado de saúde do Papa Francisco, de 88 anos, continua sendo monitorado desde que ele foi internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro. De acordo com o boletim médico desta terça-feira (25), o pontífice teve uma noite tranquila e apresentou uma leve melhora em seu quadro clínico.
O boletim divulgado na noite de segunda-feira (24) indicou que o Papa não enfrentou novas crises respiratórias, teve a redução gradual do fluxo de oxigênio e apresentou sinais de recuperação nos exames realizados, conforme divulgado pelo Metrópoles. A leve insuficiência renal identificada não gera preocupação, segundo os médicos.
Apesar da internação, o Papa Francisco tem se mantido ativo. Na noite de segunda-feira, ele retomou suas atividades de trabalho e fez uma ligação para a paróquia de Gaza.
O pontífice foi hospitalizado inicialmente por uma bronquite, mas seu quadro evoluiu para uma pneumonia bilateral, uma infecção grave que afeta ambos os pulmões. O fim de semana foi marcado por uma piora, com crises respiratórias e necessidade de oxigênio em grandes quantidades. No entanto, o quadro atual é mais estável.
No mesmo dia, cardeais e colaboradores da Cúria Romana se reuniram na Praça de São Pedro para rezar pelo Papa, seguindo uma tradição de orações pelo líder da Igreja Católica. A recitação do Santo Rosário foi presidida pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.