há 3 horas
Giovanni Cardoso

Uma tragédia abalou a pequena cidade de Tumbler Ridge, na província canadense da Colúmbia Britânica, nesta terça-feira (10). Um tiroteio em uma escola local deixou 10 mortos, incluindo a suspeita dos disparos, e mais de 25 pessoas ficaram feridas. Entre os mortos estão seis dentro da Tumbler Ridge Secondary School, uma pessoa que morreu a caminho do hospital e duas dentro de uma residência próxima que teria relação com o ataque.
O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, descreveu o episódio como “uma tragédia inimaginável” e afirmou que o ataque está entre os eventos mais mortais desse tipo na história do país.
O tiroteio ocorreu por volta das 13h20, horário local (19h20 em Brasília), na Tumbler Ridge Secondary School, que atende cerca de 160 alunos. A cidade tem pouco mais de 2 mil habitantes. Segundo a polícia, a suspeita aparentemente tirou a própria vida, e seu corpo foi encontrado dentro da escola.
Mais de 25 pessoas ficaram feridas, incluindo duas que precisaram ser transportadas de helicóptero com ferimentos graves. O superintendente-chefe do Distrito Norte, Ken Floyd, destacou: “Esta foi uma situação dinâmica e em rápida evolução, e a pronta cooperação da escola, dos socorristas e da comunidade desempenhou um papel crucial em nossa resposta”.
A polícia, de acordo com o Metrópoles, confirmou que a descrição da suspeita coincidiu com um alerta enviado anteriormente pelas autoridades: trata-se de uma pessoa do sexo feminino, de vestido e cabelos castanhos. A idade da atiradora e a quantidade de crianças entre as vítimas não foram divulgadas. Todos os alunos e funcionários restantes foram evacuados com segurança.
O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse estar “devastado” e afirmou que “se solidariza com todos os habitantes da Colúmbia Britânica neste momento de terrível tragédia”.
As escolas primária e secundária de Tumbler Ridge anunciaram, pelas redes sociais, que permanecerão fechadas pelo resto da semana. “O distrito está trabalhando para disponibilizar apoio e, assim que tivermos os locais onde esse apoio estará disponível, divulgaremos essas informações nas redes sociais.”
Em comunicado, o Distrito de Tumbler Ridge descreveu a situação como um “incidente profundamente perturbador”. A ministra da Segurança Pública e procuradora-geral da Colúmbia Britânica, Nina Krieger, também se manifestou: “Os eventos devastadores de hoje estão causando grande comoção na comunidade e em toda a província. Meus pensamentos estão com as vítimas, suas famílias e toda a comunidade de Tumbler Ridge”.