Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025

Direita disputará segundo turno presidencial na Bolívia pela primeira vez

Essa é a primeira vez que o partido MAS, que lidera o país desde 2005, sairá do poder por meio do voto
2025-08-17 às 23:46
Rodrigo Paz Pereira (esq.) e Jorge Quiroga (dir.)

As eleições da Bolívia revelaram um resultado surpreendente: até então cotado como fora da disputa pelo segundo turno, o centro-direitista Rodrigo Paz Pereira, ex-prefeito de Tarija, liderou a corrida presidencial no país. De acordo com a apuração, Paz tem cerca de 31% dos votos. A eleição foi realizada neste domingo (17).

Jorge Tuto Quiroga, também de centro-direita e ex-presidente do país, ficou em segundo, com 27%. Com este resultado, a Bolívia terá pela primeira vez um segundo turno. O centrista Samuel Doria Medina, até então um dos favoritos para a disputa, teve 20% dos votos.

A esquerda boliviana, no poder há 20 anos, teve um grande revés: Andronico Rodriguez somou 8% e o candidato governista, Eduardo Del Castillo, apenas 3%. Além da crise financeira, o boicote dos apoiadores de Evo Morales – impedido de disputar o pleito – explicam a baixa votação.

Os resultados oficiais devem ser confirmados nas próximas horas. O segundo turno acontece em outubro. Essa é a primeira vez que o partido MAS (Movimiento Al Socialismo), que lidera o país desde 2005, sairá do poder por meio do voto.

por Carlos Augusto