Quarta-feira, 12 de Março de 2025

Drone russo atinge reator de Chernobyl, afirma Zelensky

Ataque danificou estrutura de contenção e iniciou incêndio, que já foi controlado; níveis de radiação não aumentaram, segundo presidente ucraniano e AIEA
2025-02-14 às 14:04

Um drone russo com um sistema explosivo atingiu a estrutura de contenção da Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, durante a noite. O presidente ucraniano Volodmir Zelensky afirmou que o ataque danificou a estrutura e iniciou um incêndio, mas que os níveis de radiação não aumentaram, de acordo com o Estadão.

A Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA) também confirmou que não houve indicação de violação na contenção interna da usina. A camada externa atingida era uma cobertura protetora construída em 2016 sobre uma estrutura pesada de concreto.

Zelensky disse que o ataque mostra que o presidente russo Vladimir Putin “certamente não está se preparando para negociações” de paz. O presidente ucraniano acusou a Rússia de representar “uma ameaça terrorista para o mundo inteiro” por ter realizado um ataque desse tipo.

A Ucrânia pretende fornecer mais detalhes sobre o incidente durante a Conferência de Segurança de Munique, que começará nesta sexta-feira. A guerra entre Rússia e Ucrânia tem gerado repetidos alertas sobre os riscos para as usinas nucleares do país.