O número de vítimas fatais após as enchentes que atingem o estado do Texas, nos Estados Unidos, subiu para 51, segundo informações divulgadas pelo portal RIC. As autoridades locais seguem com os trabalhos de busca e resgate, especialmente na região do condado de Kerr, onde um acampamento cristão de verão foi duramente afetado.
Cerca de 20 meninas que participavam do Camp Mystic, às margens do rio Guadalupe, estão entre as desaparecidas. Até o momento, três crianças que estavam no local foram identificadas entre os mortos.
A primeira vítima confirmada foi Sarah Marsh, de 8 anos, natural de Mountain Brook, no Alabama. A confirmação veio ainda na noite de sexta-feira (4). A avó da menina, Debbie Ford Marsh, prestou uma homenagem comovente em uma rede social. “Sempre nos sentiremos abençoados por ter tido esse lindo raio de luz em nossas vidas. Ela viverá em nossos corações para sempre”.
O prefeito de Mountain Brook, Stewart Welch, também se manifestou, ressaltando a solidariedade dos moradores diante da tragédia. “A comunidade está cheia de tristeza por essa menina preciosa e sua família. Agora, todos se unem oferecendo orações, pensamentos e apoio de todas as formas possíveis”.
A segunda criança identificada foi Janie Hunt, de 9 anos, também campista no Mystic. Sua mãe confirmou o falecimento por meio de mensagem enviada à rede CNN na manhã de sábado. Janie estava hospedada em uma das cabanas mais próximas do rio, uma das áreas atingidas primeiro pela enxurrada.
A terceira vítima, Renee Smajstrla, de 8 anos, foi identificada por um tio, Shawn Salta, que comunicou o caso ao jornal The Washington Post. Em uma publicação nas redes sociais, ele escreveu. “Embora não seja o desfecho pelo qual oramos, a mobilização nas redes sociais provavelmente ajudou os socorristas a identificá-la rapidamente. Somos gratos por saber que ela estava com suas amigas, vivendo um dos melhores momentos da vida, como mostra essa foto tirada um dia antes”.
As autoridades locais, incluindo o xerife do condado de Kerr, Larry Leitha, informaram que 27 meninas seguem desaparecidas. O Camp Mystic recebia cerca de 750 jovens durante o feriado de 4 de Julho, quando foi surpreendido pela força das águas.
Apesar dos alertas meteorológicos emitidos no dia anterior, a intensidade da chuva superou as previsões. Em poucas horas, o acumulado chegou a 25 centímetros, fazendo com que o nível do rio Guadalupe subisse mais de 8 metros em apenas 45 minutos, uma elevação rápida e devastadora que deixou pouco tempo para evacuação.
As equipes de resgate permanecem na região, enquanto famílias aguardam por informações em meio a um cenário de comoção e mobilização.