{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Mundo

EUA atacam Venezuela; Trump afirma que Maduro foi capturado

há 2 dias

Redação

EUA atacam Venezuela; Trump afirma que Maduro foi capturado
Foto: Salwan Georges/The Washington Post e Jesus Vargas/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que forças americanas teriam conduzido uma ofensiva de grande escala na Venezuela, com a captura do presidente Nicolás Maduro. A declaração, conforme o g1, foi feita por Trump em uma rede social, enquanto o governo venezuelano confirmou ataques ao país, mas negou a detenção do chefe de Estado.

"Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea."

Segundo Trump, a operação envolveu forças de segurança dos Estados Unidos, sem detalhar o local para onde Maduro e sua esposa teriam sido levados. O presidente americano informou ainda que pretende apresentar mais informações em uma coletiva de imprensa marcada para as 13h, no horário de Brasília.

Na madrugada de sábado, moradores de Caracas relataram uma sequência de explosões em diferentes pontos da capital. De acordo com a agência Associated Press, ao menos sete detonações foram ouvidas em cerca de meia hora.

Testemunhas mencionaram tremores, ruído de aeronaves e movimentação intensa nas ruas. Houve registro de falta de energia em algumas áreas, especialmente nas proximidades da base aérea de La Carlota, no sul da cidade.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram fumaça saindo de instalações militares e aviões voando em baixa altitude sobre Caracas. Pouco depois do início dos relatos, o governo venezuelano divulgou um comunicado reconhecendo que o país estava sob ataque, mas sem confirmar a captura de Maduro. Segundo o texto oficial, o presidente teria convocado setores sociais e políticos para colocar em prática planos de mobilização nacional.

"O presidente Nicolás Maduro assinou e ordenou a implementação do decreto que declara o estado de Comoção Exterior em todo o território nacional, para proteger os direitos da população, o pleno funcionamento das instituições republicanas e passar de imediato à luta armada", diz o texto.

"O país deve se ativar para derrotar esta agressão imperialista."

No comunicado, o governo da Venezuela atribuiu a suposta ofensiva americana a interesses em recursos estratégicos, como petróleo e minerais, e acusou os Estados Unidos de tentar impor uma “guerra colonial” e promover uma “mudança de regime”. Caracas afirmou ainda que se reserva o direito à legítima defesa e apelou a países da América Latina e do Caribe por solidariedade.

O contexto de tensão entre os dois países se intensificou a partir de agosto, quando os Estados Unidos elevaram para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levassem à prisão de Nicolás Maduro e reforçaram sua presença militar no Caribe. Inicialmente, Washington afirmou que as ações tinham como foco o combate ao narcotráfico, mas, posteriormente, autoridades americanas passaram a indicar que a saída de Maduro do poder seria um objetivo central.

Trump e Maduro chegaram a manter uma conversa telefônica em novembro, segundo a imprensa americana, sem avanços. No mesmo período, os Estados Unidos classificaram o Cartel de los Soles como organização terrorista, acusando o presidente venezuelano de liderar o grupo. Reportagens internacionais também indicaram, naquele mês, que os EUA se preparavam para ampliar operações relacionadas à Venezuela.

Nas semanas recentes, militares americanos apreenderam navios petroleiros venezuelanos, e o governo Trump determinou bloqueios a embarcações sob sanções, além de acusar Maduro de desvio de recursos.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Maduro se apresenta à Justiça em NY nesta segunda
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia