Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Mundo

Europa anuncia reforço da segurança no Ártico após declarações de Trump

Em comunicado neste domingo, oito nações afirmam que defenderão a soberania da Groenlândia. UE fará reunião de emergência

há 2 horas

Publicado por Lucas Ribeiro

Europa anuncia reforço da segurança no Ártico após declarações de Trump
REUTERS/Evelyn Hockstein.

Um grupo de oito países europeus divulgou, neste domingo (18/1), uma declaração conjunta em resposta às recentes manifestações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Groenlândia. No texto, os governos da Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Países Baixos, Noruega, Suécia e Reino Unido anunciam o reforço da segurança do Ártico.

Segundo o Metrópoles, as nações também manifestaram total solidariedade à Groenlândia e rejeitaram a imposição de tarifas comerciais como forma de pressão diplomática.

“As ameaças de tarifas prejudicam as relações transatlânticas e representam um risco de uma espiral descendente perigosa. Continuaremos unidos e coordenados em nossa resposta. Estamos comprometidos em defender nossa soberania”, diz o texto.

O comunicado é uma resposta à publicação feita por Trump nesse sábado (17/1), na qual o mandatário norte-americano estipulou prazos para taxar produtos desses países caso a Dinamarca não negocie a venda da Groenlândia para os EUA.

Na resposta oficial, os países europeus afirmam que o exercício militar “Arctic Endurance”, citado por Trump como um ponto de tensão, “não representa nenhuma ameaça para ninguém” e visa apenas fortalecer a segurança na região.

“Como membros da Otan, estamos empenhados em fortalecer a segurança do Ártico como um interesse transatlântico comum. O exercício dinamarquês pré-coordenado “Arctic Endurance”, realizado com os Aliados, responde a essa necessidade. Ele não representa nenhuma ameaça para ninguém”.

Entenda a disputa pela Groenlândia

A Groenlândia é um território autônomo. Porém, pertencente ao reino da Dinamarca – política externa e a defesa do território são responsabilidades dinamarquesas.

A região é considerada estratégica pelos EUA devido à sua posição no Ártico. Há bases militares norte-americanas na região e Trump alega que é um território “essencial para a defesa dos Estados Unidos”.

Como parte da comunidade dinamarquesa, a Groenlândia é membro da Otan, assim como os Estados Unidos.

Nesse sábado, Donald Trump publicou nas redes sociais um texto argumentando que a aquisição da Groenlândia é essencial para a estratégia de defesa norte-americana, citando o sistema “Cúpula Dourada” e a proteção contra interesses da China e da Rússia.

“Atualmente, contam com dois trenós puxados por cães como proteção, sendo que um terceiro foi adicionado recentemente. Somente os Estados Unidos da América, sob a presidência de Donald J. Trump, podem participar deste jogo, e com muito sucesso”, disse o presidente dos EUA.

Trump afirmou que os países europeus assumiram um “nível de risco insustentável” ao viajar para a região com “propósitos desconhecidos” e estabeleceu um ultimato econômico. Para ele, caso não haja um acordo para a “compra completa e total da Groenlândia”, novas taxas serão aplicadas aos oito países citados.

Confira datas das possíveis taxas

1º de fevereiro de 2026: início de uma tarifa de 10% sobre todas as mercadorias enviadas aos Estados Unidos.

1º de junho de 2026: aumento da tarifa para 25%.

Trump justificou a medida afirmando que os EUA subsidiaram a Dinamarca e a União Europeia por muitos anos e que a transação territorial é necessária para a segurança global.

“Essa tarifa será devida e pagável até que um acordo seja firmado para a compra completa e total da Groenlândia. (…) Agora, após séculos, é hora de a Dinamarca retribuir, a paz mundial está em jogo!”, escreveu Trump.

Reunião

A União Europeia convocou uma reunião de emergência para este domingo após Trump pressionar países com a imposição de tarifas aos que não concordarem com a anexação da Groenlândia, pertencente à Dinamarca.

Neste domingo, às 17h (12h, no horário oficial de Brasília), os embaixadores dos 27 países da União Europeia, se encontram, no Chipre, que tem a presidência rotativa semestral do bloco europeu.

Compartilhe:

Leia também

Líderes do Mercosul e da UE assinam acordo e defendem multilateralismoSerá a maior área de livre comércio do mundo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia