Quinta-feira, 08 de Maio de 2025

Francisco abdicou de salário: quanto o papa Leão XIV pode receber?

Ainda não se sabe se Leão XIV seguirá o exemplo de Francisco e abrirá mão do salário
2025-05-08 às 15:22
Vatican News

Robert Prevost foi anunciado nesta quinta-feira (8) como o novo papa, assumindo o nome Leão XIV e entrando para a história como o primeiro pontífice norte-americano. Segundo a agência italiana Ansa, ele deve ter direito a um salário mensal de pelo menos 2,5 mil euros (cerca de R$ 16,1 mil), valor que também foi oferecido ao papa Francisco em 2013. As informações são do G1.

Francisco, no entanto, nunca aceitou receber esse salário. Inspirado por São Francisco de Assis, escolheu viver em pobreza evangélica e dispensou qualquer remuneração. Pouco antes de morrer, em 21 de abril, ele ainda doou 200 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhão) de sua conta pessoal a detentos da prisão Casal del Marmo.

Em um documentário lançado em 2023, ‘Amém: Perguntando ao Papa’, Francisco explicou por que não recebia o pagamento: “Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou algo assim, eu peço. Não tenho um salário, mas não me preocupo com isso, pois sei que serei alimentado de graça”, contou o pontífice.

A remuneração do papa faz parte das regras estabelecidas pela Carta Apostólica assinada por Francisco, que prevê pagamentos principalmente para cardeais e outros altos cargos da Santa Sé.

Nos últimos anos, a gestão financeira do Vaticano enfrentou desafios. Francisco ordenou cortes de gastos para conter um rombo nas contas da Igreja, especialmente após a pandemia de Covid-19, que afetou significativamente a renda do Vaticano. Em 2021, o então papa determinou um corte de 10% nos salários dos cardeais e reduziu outros vencimentos para evitar demissões. Também obrigou os cardeais a começarem a pagar aluguel pelos imóveis que ocupam no Vaticano, algo que antes era isento de cobrança, exceto pelas taxas básicas de água e luz.

Ainda não se sabe se Leão XIV seguirá o exemplo de Francisco e abrirá mão do salário ou se optará por receber o valor ao qual tem direito como chefe da Igreja Católica.