Terça-feira, 08 de Julho de 2025

Morre aos 95 anos Violeta Chamorro primeira presidenta eleita das Américas

A nicaraguense foi a primeira mulher eleita presidente nas Américas
2025-06-14 às 14:38
Foto: AFP

Violeta Barrios de Chamorro, primeira mulher eleita presidenta nas Américas, faleceu neste sábado (14), aos 95 anos, em San José, na Costa Rica. A informação foi divulgada por sua família em um comunicado oficial e repercutida pela Folha de Pernambuco. Chamorro governou a Nicarágua entre 1990 e 1997, após derrotar nas urnas o atual presidente Daniel Ortega.

Segundo os filhos, Dona Violeta faleceu em paz, cercada pelo carinho da família e dos cuidadores que a acompanhavam. A ex-presidenta enfrentava uma longa enfermidade e havia sido transferida de Manágua para San José em outubro de 2023, para estar próxima dos filhos, três dos quatro atualmente exilados por se oporem ao regime de Ortega. “Seus restos mortais repousarão temporariamente em San José, Costa Rica, até que a Nicarágua volte a ser uma República e seu legado patriótico possa ser honrado em um país livre e democrático”, afirma a família.

Violeta Barrios estava afastada da vida pública há cerca de duas décadas. Durante seu governo, liderou uma transição democrática no país, interrompida pelos avanços autoritários de Ortega, que governa a Nicarágua há 18 anos e é acusado por entidades internacionais e críticos internos de perseguir opositores, destruir instituições democráticas e restringir liberdades fundamentais, retrocessos que contrastam com os avanços obtidos durante a gestão de Chamorro.