Em um momento inesperado, o Papa Francisco participou neste domingo (13) da celebração do Domingo de Ramos no Vaticano. Sem o uso de oxigênio e com a voz visivelmente mais firme, o pontífice de 88 anos fez uma breve saudação aos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, marcando sua primeira aparição pública desde a internação por uma dupla pneumonia.
“Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”, declarou Francisco, com a voz ainda um pouco fraca, mas claramente emocionado.
A presença do papa na cerimônia pegou muitos de surpresa, já que o Vaticano vinha adotando cautela quanto à sua agenda durante a Semana Santa. Segundo a Santa Sé, a participação do líder católico nas celebrações da Páscoa dependerá, principalmente, das condições climáticas.
A missa deste domingo foi conduzida pelo cardeal Leonardo Sandri, mas a homilia foi escrita pelo próprio Francisco. Em sua mensagem, o papa agradeceu pelas orações recebidas durante o período de recuperação e reforçou seu compromisso com os que sofrem:
“Obrigado pelas orações. Neste tempo de fraqueza física, elas me aproximam ainda mais da ternura de Deus. Rezo por vocês também, e peço que confiem ao Senhor todos os que sofrem com guerras, pobreza ou tragédias naturais”, escreveu.
O pontífice também dedicou preces às vítimas do desabamento de uma boate na República Dominicana e pediu paz para diversas regiões em conflito, como Sudão, Líbano, Ucrânia, Palestina, Israel, República Democrática do Congo e Mianmar.
Na última quinta-feira (10), Francisco também apareceu de surpresa na Basílica de São Pedro, onde visitou obras de reforma, rezou diante do túmulo de Pio X e distribuiu bênçãos aos fiéis presentes. A secretaria de imprensa do Vaticano relatou que o papa ficou “muito feliz” com o encontro inesperado com os peregrinos.