Um terremoto de magnitude preliminar estimada de 4,8 foi sentido na região nordeste dos Estados Unidos, incluindo a cidade de Nova York, na manhã desta sexta-feira (5), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).
A magnitude do terremoto foi revisada de 4,7 para 4,8. Isso pode mudar novamente à medida que mais dados forem revisados.
O tremor foi registrado às 10h23 no horário local (11h23, horário de Brasília) a nordeste do distrito de Lebanon, no estado de Nova Jersey, a menos de 80 quilômetros da cidade de Nova York.
O terremoto foi leve e logo abaixo da superfície, a 5 km de profundidade, o que torna o tremor mais fácil de ser sentido.
Os relatos iniciais indicam que o tremor foi amplamente sentido nas cidades de Nova York, Filadélfia e na capital Washington.
É improvável que a leve agitação desse terremoto provoque danos, de acordo com as indicações iniciais dos dados do USGS.
O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD, na sigla em inglês) disse que não houve relatos de danos ou feridos após o terremoto.
O NYPD está recebendo inúmeras ligações sobre edifícios que tremeram e está avaliando possíveis danos.
O Corpo de Bombeiros de Nova York disse que o terremoto ocorreu por volta das 10h30, com o departamento recebendo relatos de edifícios tremendo.