Quinta-feira, 31 de Julho de 2025

Terremoto de magnitude 8,8 atinge o leste da Rússia e gera alertas de tsunami em diversos países

2025-07-30 às 08:48
Foto: Kamchatka of Geophysical Survey/Anadolu via Getty Images

Um terremoto de magnitude 8,8 foi registrado na madrugada desta quarta-feira (30) no extremo leste da Rússia, gerando alertas de tsunami em países das Américas e da Ásia, incluindo Estados Unidos, México, Chile, Colômbia, Equador, Japão e regiões do Havaí. O fenômeno, que ocorreu próximo à cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, é considerado o mais forte na região desde 1952, segundo a Academia Russa de Ciências.

O tremor principal, conforme o Metrópoles, teve profundidade de 19,3 km e epicentro a cerca de 119 km da cidade russa, que possui aproximadamente 165 mil habitantes, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Em seguida, outros dois abalos de magnitudes 6,3 e 6,9 foram registrados na mesma área, ambos a 10 km de profundidade.

Na Rússia, as consequências do terremoto incluíram danos estruturais na península de Kamchatka. Segundo autoridades locais, as ondas provocadas pelo tremor inundaram parte de um porto, arrastaram embarcações e causaram o desabamento da fachada de um jardim de infância. Várias pessoas ficaram feridas, mas até o momento não há registros de mortes ou feridos graves.

Apesar da magnitude elevada, especialistas afirmam que o impacto poderia ter sido maior. “No entanto, devido a certas características do epicentro, a intensidade do tremor não foi tão alta quanto se poderia esperar de uma magnitude dessas”, afirmou Danila Chebrov, diretor do Serviço Geofísico da Filial de Kamchatka, por meio do Telegram.

As autoridades seguem monitorando possíveis réplicas e os efeitos das ondas em outras regiões do Pacífico.