há 2 dias
Giovanni Cardoso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a se manifestar neste sábado (03) sobre a ação militar americana contra a Venezuela, elogiando a operação que, segundo ele, resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro. As declarações foram feitas poucas horas após o anúncio inicial do ataque.
Em entrevista por telefone ao jornal The New York Times, Trump classificou a ação como bem-sucedida e destacou o envolvimento das forças americanas. “Muito bom planejamento e muitas tropas excelentes e pessoas excelentes”, disse Trump ao Times. “Foi uma operação brilhante, na verdade", complementou.
Ainda segundo o New York Times, o presidente evitou responder se houve autorização do Congresso dos Estados Unidos para a ofensiva militar. Trump afirmou que trataria do tema em uma coletiva de imprensa prevista para as 13h, no horário de Brasília, em Mar-a-Lago.
Mais cedo, o presidente americano havia confirmado publicamente o ataque à Venezuela por meio de uma postagem na rede social Truth Social, na qual afirmou que Maduro foi detido e retirado do país. "Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em grande escala contra a Venezuela e o seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi, juntamente com a sua esposa, capturado e levado para fora o país", escreveu Trump.
Na mesma publicação, Trump declarou que a operação contou com a atuação conjunta da Polícia dos Estados Unidos e afirmou que novos detalhes seriam divulgados posteriormente.