há 21 horas
Edilson Kernicki, com informações da Agência Brasil

O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (TSJ, sigla em espanhol para Tribunal Supremo de Justicia de la República Bolivariana de Venezuela) definiu que a vice-presidente executiva Delcy Rodríguez deve assumir interinamente a Presidência do país, após os Estados Unidos capturar Nicolás Maduro.
Dessa forma, Delcy Rodríguez se torna a primeira mulher na história do país a chefiar o Executivo, "de forma a garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da nação", segundo a presidente do TSJ, Tania D'Amelio. O TSJ exigiu que Delcy, o Conselho de Defesa Nacional, o Alto Comando Militar e o Parlamento fossem imediatamente notificados da decisão.
Entretanto, não foi definida a data da cerimônia de posse. Estava marcada para esta segunda (5) a tomada de posse do novo parlamento, para o período até 2031, dominada pelo regime leal a Maduro.
A nomeação da vice, segundo o TSJ, atende à Constituição do país, que determina que ausências temporárias ou permanentes do presidente são preenchidas pelo vice até 90 dias, prorrogáveis por igual prazo por decisão do parlamento. Se a ausência se prolongar por mais de 180 dias, cabe ao Parlamento, pela maioria de votos, decidir o próximo passo.