Castrolanda e Instituto Cristão inauguram cooperativa júnior | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Castrolanda e Instituto Cristão inauguram cooperativa júnior

2023-10-24 às 14:35

A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial e o Colégio Instituto Cristão, de Castro-PR, fundaram a primeira cooperativa júnior do programa Desenvolver e Cooperar – iniciativa da Castrolanda para difundir as práticas cooperativistas em escolas e faculdades com cursos relacionados ao agronegócio.

A Cooperativa do Colégio Instituto Cristão (COOPIC) foi instituída durante Assembleia realizada no mês de setembro, com a participação de alunos do Curso Técnico em Agropecuária. A fundação é resultado de um ano de trabalho realizado pela área de Cooperativismo da Castrolanda junto aos estudantes do colégio.

Gerente-Executivo de Finanças e Relacionamento com o Cooperado da Castrolanda, Paulo Machinski destaca o poder transformador de programas como os voltados às cooperativas escolares. “Ouso dizer que este é o programa mais visionário que a Castrolanda apoia, por difundir o cooperativismo junto aos jovens e fomentar os princípios desde o início das etapas de aprendizagem. A cooperativa júnior é mais um passo importante neste processo”, conta.

O Instituto Cristão e a Castrolanda têm uma história que se confunde: muitos dos cooperados de Castro estudaram no colégio, onde aprenderam técnicas de agropecuária que levam para a vida. Um deles é o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman.

“A ligação das duas instituições é muito forte e bastante importante para o desenvolvimento de Castro como um município referência no Paraná e no Brasil em relação ao agro. Essa essência da cooperação vem de longa data e acaba sendo reforçada com o projeto de cooperativa júnior”, ressalta o presidente.

Durante a Assembleia que definiu a constituição da COOPIC, os associados também escolheram a estudante Carolina Mascarenhas de Geus como presidente da cooperativa júnior. “Acredito que o cooperativo é resumido em uma forma de atingir objetivos trabalhando em conjunto, sejam eles quais forem”, conta.

Os associados da COOPIC devem definir, nos próximos meses, o objeto de aprendizado a ser trabalhado pela instituição. De acordo com a Analista de Cooperativismo da Castrolanda, Barbara Mikulis, o Instituto Cristão concordou em ceder parte da produção para que os estudantes possam dar início aos trabalhos.

da Castrolanda