Sexta-feira, 12 de Abril de 2024

Heróis do Leite: Castrolanda premia produtores em nova edição do Dia do Pecuarista

2023-12-15 às 09:49

Para que o leite e seus derivados cheguem com qualidade às casas de milhões de famílias brasileiras é necessário que o alimento seja trabalhado com muito cuidado desde os primeiros passos do processo de produção. Estamos falando da ação daqueles que se dedicam todos os dias – faça chuva, sol, frio ou muito calor – à pecuária leiteira: os produtores.

Em meio a um momento econômico conturbado, os pecuaristas do leite seguem focados e dando o máximo de si para garantir qualidade naquilo que é produzido. Estes ‘Heróis do Leite’ foram os grandes homenageados em uma noite de festa, no pavilhão da Castrolanda ExpoCenter, pela Área de Negócios Leite da cooperativa.

“Falamos sobre o leite e sobre quem o produz. Nosso produtor trabalha com todas as tecnologias e técnicas para ter o melhor leite do mundo. É como sempre falamos – e com razão: nossos cooperados produzem o melhor leite do mundo”, conta Eduardo Marqueze Ribas, gerente-executivo da área de Negócios Leite.

E a linha raciocínio é verdadeira: os dados que mensuram a qualidade do leite mostram que o alimento produzido pelos associados da Castrolanda, em linhas gerais, ganha destaque se comparado a de outras regiões brasileiras. Isso é possível porque a Castrolanda investe pesado em qualidade, reforçando o trabalho da Assistência Técnica e bonificando os produtores que apresentem os melhores índices qualitativos do leite.

Supervisora de Assistência Técnica, Simony Guerra explica que a Castrolanda foi uma das primeiras do país a trabalhar com este tipo de incentivo. “A cooperativa foi pioneira no pagamento de qualidade: o produtor que tem uma qualidade de leite melhor, ele recebe benefícios financeiros por isso”, explica. Estes parâmetros levam em conta a contagem de células somáticas e a contagem bacteriana, por exemplo.

As premiações do Dia do Pecuarista foram referentes a 2022 e 2023. Os cooperados foram reconhecidos pela qualidade do leite nas categorias de até 500 litros por dia, de 501 a 1000 litros, de 1001 a 2000 litros, de 2001 a 3500 litros, de 3501 a 6000 e acima de 6000. Também foram premiados os top 10 de produção diária de leite.

Premiada pela qualidade de leite na categoria até 500 litros, a produtora Susana Grechinski afirma que, por se tratar de um alimento tão nobre, é dever do produtor fazer sempre o melhor em relação às práticas de qualidade. “E quando você começa a comparar os dados e ver que você está aumentando a qualidade, a vontade é fazer ainda mais e produzir um leite cada vez melhor”, garante.

Após as premiações, o evento seguiu com um jantar servido aos cooperados, encerrando simbolicamente os trabalhos no ano de 2023.

da Comunicação Castrolanda