Terça-feira, 19 de Novembro de 2024

Centro Europeu traz a PG curso de formação de drone para uso na agricultura

2022-11-20 às 08:00

O Centro Europeu traz à Ponta Grossa a única Formação Avançada em Pilotagem Drones na agricultura do Paraná e o mais completo curso do Brasil. Ao final do curso, os pilotos estarão licenciados junto ao Ministério da Agricultura para Aplicação Aero agrícola Remota.

Esta formação também é considerada a mais completa do país, pois é a única instituição do Brasil com mais de 148h de curso, sendo aulas teóricas presenciais e aulas práticas em campo. A segunda turma, se iniciará no próximo dia 26 de novembro, sábado.

Já a primeira turma do curso de pilotagem de Drone na Agricultura, do Centro Europeu, foi realizada no mês de setembro, e o local escolhido para a primeira aula prática foi o Vale dos Escoteiros, próximo da Cachoeira do Rio São Jorge, área essa perfeita para a aprendizagem prática na operação dos drones.

O curso vem preencher uma importante lacuna do mercado agro em nosso país, uma vez que essa tecnologia ainda é uma inovação para o mercado. Por isso, é reconhecido como uma das carreiras mais promissoras e que mais crescem no Brasil, e devido à escassez de mão de obra, tem se tornado umas das mais valorizadas e bem remuneradas.

Os pilotos podem atuar desde pulverização agrícola, filmagem e fotografia, segurança e monitoramento, engenharias e até mesmo em mercados imobiliários e pesquisas científicas.

Alexandre Scussel é geografo e coordenador do curso. Ele conta que junto ao avanço agricultura de precisão, o drone se encaixa perfeitamente para as necessidades do setor. “Estamos na era da informação. A pilotagem de drone auxilia na coleta de dados possibilitando otimizar o trabalho agrícola e com isso baratear custos e aumento de produtividade, através do monitoramento das plantações”, explica Scussel.

Além do levantamento de dados, os drones estão sendo utilizados para a pulverização agrícola, com a utilização de defensivos e até mesmo para a correção do solo através da disposição de sólidos, como ureia. Scussel destaca que este é outro fator que traz economia e também segurança para o setor, além do fato de reduzir perdas, por não amassar a plantação. “Devido a isso, sabemos que o setor está investindo na aquisição destes equipamentos, mas por outro lado há poucos profissionais para atuar na área”, comenta o coordenador, que salienta que pela carência de pilotos de drones para a agricultura, a mão de obra qualificada está sendo muito bem remunerada, atualmente.

A formação avançada de Drones na Agricultura do Centro Europeu oferece uma qualificação completa, com um conteúdo que abrange desde legislação das aeronaves, mapeamento e processamento de dados à pulverização. “O curso é destinado a produtores, cooperados, empresários e todos os interessados em aprender sobre a utilização de drones para monitoramento agrícola e gerenciamento de áreas agricultáveis, pois P recisamos potencializar ainda mais nossa produção agrícola, pois isso fortalece nosso agro e gera ainda riquezas para toda nossa região”. disse o sócio investidor do Centro Europeu, Athos de Sá.

Scussel relata que a formação apresentará técnicas das Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA)s e os seus principais usos. “O participante do curso receberá a capacitação profissional para Classe 3 (aeronaves até 25 kg) e licença junto ao Ministério da Agricultura (MAPA), chamado de CAAR, para drones pulverizadores”, aponta o coordenador.

Curso aprovado por quem é do ramo

Nahim Roberto de Goes é um entusiasta do agronegócio, tendo formação como técnico agrícola e engenheiro agrônomo, além de ser graduado em Comércio Exterior. Aluno do curso de drone, ele comenta que o Centro Europeu acertou na escolha do curso para trazer para Ponta Grossa. “O drone é uma tecnologia que vem crescendo expressivamente e seu uso para o agro está sendo amplamente difundido. Fazer uma formação avançada voltada para o agronegócio faz muito sentido em nossa região. Este curso vem como uma atualização profissional”, disse Goes, que atua no mercado de fertilizantes há 14 anos e que deseja complementar com a pilotagem de drone, o portifólio de sua empresa.

Sobre o primeiro dia de aula do curso, Goes comenta que já vislumbra várias possibilidades de utilizar o conhecimento que irá adquirir na formação avançada. “É um mercado que está com o mato alto, com muita coisa para se fazer. Temos um vasto horizonte para desbravar no ramo”, finaliza o aluno do curso de pilotagem de drones.

No ano de 2021, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) contava com o registro aproximadamente 80 mil dispositivos drones no país, sendo aproximadamente 1,5 mil utilizados na agricultura.

Mais o informações através do telefone (42) 3224-6669 ou pelo WhatsApp (42) 99974-9390.

da assessoria